16 de maio de 2021

Vigiados

The Rental (EUA, 2020)

Diret Dave Franco
Com Dan Stevens, Alison Brie, Sheila Vand, Jeremy Allen White, Toby Huss, Anthony Molinari.

The Rental


Thriller de laboratório. Suspense mediano que se garante nas atuações e direção dramática mais do que por surpresas e violência. Dois casais alugam uma bela casa à beira de um penhasco litorâneo para um fim de semana de relaxamento. Charlie acabou de fechar um grande negócio e o momento é de comemorar e relaxar. Junto da esposa, do irmão e cunhada, ele passa a curta temporada no belo casarão com vista para o mar até que algumas revelações adúlteras surgem para atrapalhar a harmonia.

E não bastasse a desconfiança reinante, Mina (Sheila Vand de Garota Sombria Caminha Pela Noite) descobre que há microcâmaras pela casa, registrando as ações com uma intenção indefinida, e monta-se assim um desarranjo maior entre os dois casais. Desarranjo que logo leva à violência quando um misterioso mascarado entra em cena.

The Rental é assim, mais ou menos um slow-burn, sem o burn.... Muito bem dirigido na construção de sua atmosfera, mas que começa a se arrastar pela demora em tensão dramática. Curiosamente o filme se mantém mais pela relação conflitante entre os personagens do que por alguma ameaça física. E a suspensão se mantém até após o final, que não revela plenamente a motivação do mascarado. 

Dirigido pelo ator Dave Franco, The Rental é um suspense aperitivo. Uma proposta de variação formal que pode ser bastante valiosa a estudantes de cinema por sua fuga aos clichês, mas assumindo estruturas genéricas em modo elegante e discreto. Muita coisa parece que fica meio perdida na ação, como a fechadura digital no porão ou o destino da final girl. O pior pode ser mesmo o pós-final, meio vago e inconclusivo (e criando espaço para sequências...). Menção honrosa à fotografia atmosférica de baixas luzes e ambiência noturna, que proporciona um clima sinistro o tempo todo.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

The Rental

Nenhum comentário:

Postar um comentário