4 de maio de 2021

Tentáculos

Deep Rising (EUA, 1998)

Diret Stephen Sommers
Com Treat Williams, Famke Janssen, Wes Studi, Anthony Heald, Kevin O'Connor, Cliff Curtis, Jason Flemyng.

Deep Rising

A excelência B. Aventura em nível cinema-pipoca plenamente satisfatória e um pouco atrasada na onda das aventuras aquáticas pós Segredo do Abismo, como Deep Star Six ou Leviathan. Treat Williams é John Finnegan, um mercenário de qualquer serviço que atende um grupo de mercenários barra-pesada transportando-os em sua embarcação. A missão é saquear um cruzeiro de milionários em pleno mar. Implacáveis, experientes, cruéis e muito bem armados, os piratas modernos irão enfrentar um mistério ao chegarem à gigantesca embarcação e encontrar os passageiros mortos. Um mistério que tem tentáculos e dentes!

E a aventura desfila todos os elementos possíveis de um filme B como que seguindo uma receita. Tem vilões insanos, o mecânico que faz o alívio cômico, o protagonista arrastado à aventura contra a vontade e inúmeras situações, reviravoltas, metralhamentos, e bordões, despejados a cada instante, a cada oportunidade, sem o menor disfarce. Mas o melhor é que Deep Rising diverte justamente por isso, por ser um filme de aventura B sem nenhum constrangimento. Tem até a velha e boa machadinha na cabeça, ícone-jeca do terror anos 80. E o que dizer de colocar o Treat Williams como herói de ação?! Tudo contribui para a simpatia no limite da piada cênica. 

Adicione a isso efeitos digitais de primeira-geração e visivelmente ultrapassados no polvo-kraken-cthulhu, para ter um show em diversão gratuita, tão irreal e simpático como um cowboy de circo. Tão codificado e previsível em nossa percepção, que configura um entretenimento sem compromisso. Mas para funcionar plenamente enquanto narrativa é preciso uma boa presença de diretor e Stephen Sommers, em um momento de ascensão na carreira (depois de Livro da Selva e antes de A Múmia), cumpre um impecável filme de matinê entre a aventura e o terror, dosando muito bem os ingredientes na mistura pop.

Cotação Mojica
• Divertido sem-noção: fugindo de jet sky pelos corredores inundados.
• Melhor efeito: o cadáver, meio-vivo, meio-decomposto!!!
• Terror: o depósito de corpos consumidos.
• O roteiro: Duro de Matar + Alien.

Expectativa 🐙🐙     Realidade 🐙🐙🐙

Deep Rising
Release the B terror...

Nenhum comentário:

Postar um comentário