26 de abril de 2021

A Fazenda - uma alternativa em suspense literário!

A Fazenda


A conspiração abrange toda a região e toca muitas vidas, incluindo políticos e policiais, instituições e autoridades locais. Há tanto para conversar e tão pouco tempo.

Embora eu tenha dito a você que não seria cega como Elise, em alguns dias, em meus piores momentos, eu entendia a escolha dela e confesso embaraçosamente que a cegueira voluntária me tentou.

A Fazenda é uma cativante história de suspense que captura a ansiedade do leitor logo nas primeiras páginas em um grande exemplo de livro que "não dá pra largar"! Daniel é um jovem designer descendente de suecos e morando com seu companheiro em Londres, enquanto seus pais Chris e Tilde voltaram à Suécia passando a viver em uma fazenda. Daniel recebe um telefone alarmante de seu pai, informando que sua mãe, Tilde, está em trânsito até seu apartamento e que estado mental dela é bastante preocupante. Segundo seu pai, Tilde foi indevidamente liberada de sua internação em um hospital psiquiátrico. Mas ao encontrá-la e ouvir sua história, Daniel pode estar tomando conhecimento de uma rede criminosa em ação nas regiões rurais da Suécia! Uma rede que não quer deixá-la seguir com insinuações e investigações. 

O livro se compõe então das revelações de Tilde para o filho, suas suspeitas e provas coletadas. A genialidade do autor é nunca deixar claro se Tilde realmente descobriu um crime, ou se é uma paranoica metódica que vê pistas e ameaças em tudo e todos na comunidade onde comprou sua fazenda e até nas relações com o marido.

Disse que, se eu queria me comportar como criança, ele não queria ter nada a ver comigo. Enquanto o observei ir embora, desejei que pudéssemos ser parceiros na investigação como fomos parceiros em quase tudo de importante em nossa vida. A verdade é que eu desconfiava dele.

O autor manipula incrivelmente bem a ansiedade por descobrir a história real sobre o que é contado, mas sua forma literária também é uma armadilha que corre o risco de cansar a leitura, especialmente considerando que as revelações finais reduzem o suspense a um simples processo de constatação das verdades e equívocos sustentados por Tilde.

Com texto bastante fácil e um gancho narrativo praticamente a cada página, A Fazenda flui numa velocidade incrível. Seu projeto gráfico também se justifica, com ausência de capítulos e divisão do texto em blocos como grandes parágrafos, ajudando a virar as folhas compulsivamente até as revelações finais. Pena que o final opte pelo emocional e não pelo impactante, como seria desejável em uma narrativa de suspense. Assim, o livro vale mais por sua estrutura formal original, como um exercício literário do que pela tradicional condução eletrizante de um thriller.


Leitura Radical
Faltou voltagem no epílogo

Leitura Passional
Forma original
____________________
A Fazenda
The Farm, Tom Rob Smith, 2014
Editora Record, Rio de Janeiro, RJ, 2015
333 páginas

A Fazenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário