5 de abril de 2021

Submersos

Below (EUA, 2002)

Diret David Twohy
Com Olivia Williams, Bruce Greenwood, Matthew Davis, Holt McCallany, Dexter Fletcher.

Below

Oceano sem tubarão. Pode filme de terror no mar e sem tubarão?! Ambientado em um submarino americano na Segunda Guerra, Below é um thriller claustrofóbico como poucos. A tripulação do USS Tiger Shark, sob o comando do Capitão Brice (Bruce Greenwood), resgata três sobreviventes de um navio hospitalar que foi atingido pelo inimigo. Devido à proximidade de um torpedeiro inimigo, precisam submergir rapidamente e logo alguns conflitos afloram entre a tripulação e os resgatados.

A doutora Claire esconde o fato de um de seus pacientes ser um alemão ferido e logo os desentendimentos serão amplificados por manifestações sobrenaturais. Os oficiais do Tiger Shark parecem ter seus segredos não compartilhados com o restante da tripulação, e visões e eventos colocam todos sob ameaça de destruição total. Algo, ou alguma coisa no submarino tem contas a acertar...

Com diversas cenas realmente filmadas em um submarino, Below é um sufoco do começo ao fim. O confinamento é aflitivo e é intensificado quando a trama vai entrando pelo sobrenatural. Não bastasse a confusão interna, o submarino ainda está sendo seguido pelo torpedeiro inimigo, que sonda a embarcação da superfície. 

O grande problema do filme é que leva tempo demais em pistas e sugestões e corre o risco de se perder lá pela metade. Devido a um roteiro cuidadoso que procura disfarçar a premissa simplória (espírito quer vingança), o filme começa a se arrastar depois da situação inicial (o atrito com o trio de sobreviventes). A salvação é justamente a direção de atores e o clima de tensão constante que seguram o interesse. No geral, vale como uma variação estética no gênero assombração.

• Melhor sufoco: o oficial Loomis surta e tenta fugir do navio, nadando!!!
• Intrigante: o oficial Loomis fascinado com seu reflexo em delay!
• Bruce Greenwood repete seu tipo característico: o boa-praça que se revela um pilantra.
• Participação de Darren Aronofsky no roteiro.
• Do mesmo diretor de Pitch Black (e a série Riddick).

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

Submersos

Nenhum comentário:

Postar um comentário