10 de fevereiro de 2020

O Visitante Noturno - o mistério das matas mexicanas que podem engolir um ianque...


Naquela noite, enquanto eu lia, meu inconsciente me pusera alerta porque alguma coisa estava errada. Por mais estranho que pareça, eu não me sentia nem um pouco ameaçado. Mantinha-me calmo e em segurança, embora levemente irritado. Essa irritação foi aumentando de tal forma que a certa altura não pude resistir. Tive que levantar a vista para descobrir a causa daquela irritação. 
Ergui a cabeça.
E lá, no meio da sala, estava um índio.

• Duas novelas do autor B. Traven incluídas nesta reedição da Conrad. Em O Visitante Noturno, Gales é um um aventureiro americano que compra uma propriedade em selvas mexicanas onde passa a viver. Ao cuidar da casa de um vizinho quando de sua viagem, Gales se dedica a leitura de grande parte da coleção guardada na casa e começa a delirar com entidades e as visitas de um índio. Até acabar tragado por delírios e pesadelos depois descobrir uma sepultura piramidal no meio da mata.

Uma floresta tropical é tão cheia de vida que é simplesmente impossível entregar-se à tristeza quando se é capaz de sentir todo o universo em cada pequeno inseto, em cada lagarto, em cada trinado de pássaro, em cada farfalhar de folhas, em cada cor e forma de flor.

Singelo e econômico em seu texto, Traven conduz seu personagem pelo fascínio da descoberta de uma cultura alheia à dele. O processo culmina em sua fuga da região por misteriosas ferrovias e ainda mais enigmáticas estações. Mais do que os delírios noturnos do protagonista, pesa o imponderável mistério de seu destino no mundo real...Sem pormenorizar ou fundamentar as ações e reações de Gales, o texto funciona em suspensão quase onírica mesmo quando ele faz a distinção clara entre sensações de sonhos e considerações racionais.

Minha pele estava toda ferida por espinhos e picadas de todos os tipos. Onde quer que pusesse o pé, havia escorpiões gigantes, tarântula horrendas, macaquinhos peludos. Com olhos esverdeados, os macacos tentavam me atrair para suas cavernas, mas eram pequenas demais e eu não conseguia me enfiar nelas. 

Em Macário o autor vai ainda além na estrutura de fábula. Macário é um pobre lenhador com esposa e onze filhos para alimentar e seu sonho de vida é ter, algum dia, um peru assado para sua satisfação. Mas quando esse dia chega ele é visitado por figuras enigmáticas que lhe sugerem compartilhar o alimento em troca de riquezas. Com texto rápido e fluente o autor transpõe a simples narrativa de apelo popular para a dimensão da ficção mística habitual a fábulas folclóricas. Um incrível exemplo de força literária encantatória sem a necessidade de supérfluos, adicionais, floreios, redundâncias.

B. TRAVEN (1822? - 1969) é talvez a figura mais enigmática da literatura moderna. Recluso por opção, exilado no interior do México, conseguiu manter sua identidade em segredo por toda sua vida. Suas obras de ficção, no entanto, derrubaram todas as barreiras impostas pelo anonimato e se tornaram conhecidas no mundo todo, principalmente após o estrondoso sucesso da adaptação cinematográfica de O Tesouro de Sierra Madre, dirigida por John Huston e estrelada por Humphrey Bogart, em 1948. 
O Visitante Noturno (1966) 81 páginas
Macário (1964) 46 páginas

Leitura Radical
Faltou desenvolver situações para maior potência.
Leitura Passional
Tem todo o poder das fábulas folclóricas.
_________________________

O Visitante Noturno

The Night Visitor - B. Traven
Conrad Editora - São Paulo, SP, 2008
127 páginas

b. traven

Nenhum comentário:

Postar um comentário