13 de fevereiro de 2020

Qualcosa Striscia Nel Buio

Qualcosa Striscia Nel Buio (ITA, 1971)

Diret Mario Colucci
Com Farley Granger, Lucia Bose, Giacomo Rossi Stuart, Stelvio Rosi, Mia Genberg.

lucia bose

Peça rara. Suspense italiano que vale mais pelas curiosidades contextuais do que pelo produto final. Diversas pessoas em trajeto por uma rodovia afastada convergem para uma única ponte onde ficam retidos por uma enchente. Na busca por abrigo para passar a noite, todos acabam se encontrando em uma mansão que pertenceu a Lady Sheila Marlowe, uma suposta feiticeira. O excêntrico grupo inclui um fugitivo da lei (Farley Granger), um casal de médicos, o detetive no encalço do criminoso e um casal de sensitivos. Quando tentam invocar o espírito de Lady Marlowe, coisas estranhas começam a ocorrer. Possessões, mortes e visões afetam o grupo ilhado na mansão pela enchente que cresce.

Temos então um suspense totalmente deslocado das convenções de sua época. Parece um filme pré-giallos com uma produção que parece ter uns dez anos de atraso. Farley Granger de costeletas e cacharrel parece o Matt Helm. Sofre com a lentidão e as pancadarias nível Tony Vieira, tem sangue de tinta guache, e a pobreza geral da produção B (ou C). Mas tem a seu favor um ótimo rendimento visual em cenas de transe e as supostas andanças pelo casarão no ponto de vista do espírito, "pairando"  sobre as cenas. 

Curiosamente, enquanto cinema, o filme rende muito mais nos intervalos sobrenaturais do que no falatório e no cumprimento de convenções genéricas. Os tic-tacs de relógios para efeito de distorção sensorial, por exemplo, são muito eficientes. As cenas de vazios espaciais, as citadas visões aéreas e inserções de mistério, alternadas a direção convencional de atores criam um curiosíssimo híbrido estético de força inegável.


Resumindo: é um suspense ultrapassado, mas que pode ter interesse ao completistas do período pelas estilizações. Se Qualcosa Striscia Nel Buio fosse um livro, seria um pulp de bolso.


• O diretor bissexto Colucci tem apenas mais um filme, o faroeste Vendetta Per Vendetta (1968).
• Farley Granger, o tenista Guy Haines de Pacto Sinistro (1951) teve uma interessante retomada de carreira no euro-sleazy dos anos 70.
• Lucia Bose foi a Condessa Bathory em A Força do Diabo.
• Curiosidade para os fãs de trilhas sonoras: o compositor Angelo F. Lavagnino atua como um professor que lança considerações racionais sobre tudo o que acontece no casarão.
• Título em inglês: Something Creeping in the Dark.

Expectativa 😈     Realidade 😈😈

farley granger

Nenhum comentário:

Postar um comentário