5 de fevereiro de 2020

Vertigem

Vertige (França, 2009)

Diret Abel Ferry
Com Fanny Valette, Nicolas Giraud, Maud Wyler, Johan Liberau, Raphael Lengelt. 

vertige

Na corda bamba! Suspense bem bacana mas que oscila perigosamente entre bons e maus momentos. Cinco amigos em excursão pelas montanhas na Croácia irão enfrentar alguns perigos nas trilhas irregulares, nas desavenças internas e nas inseguranças emocionais. Mas nada comparável a um montanhês demente que deixou armadilhas pela região e começa a caçá-los sem piedade.

Vertige não tem nada de novo na linha dos terror in the woods. E a sucessão de eventos é bastante clara no alinhamento de ingredientes como manda a receita: o grupo perde o líder e tem que se virar, a personagem mais abalada mostra uma insuspeitada força de ação, quando o grupo faz fotinho de curtição, já sabemos que vai dar ruim pra todo mundo, e quando armadilhas de caça começam a funcionar... pode esperar a carnificina. 

Pena mesmo é que o filme tem seus problemas de conteúdo e não satisfaz como um todo: a primeira parte nas montanhas é incrivelmente bem narrada. Tem grandes cenas de escalada e uma ótima intensidade dramática, especialmente acentuada pela trilha sonora. A expectativa pelo que vem é inevitável e Vertige escorrega na sequência, com a entrada de Anton, um montanhês vivendo isolado e regredido à condição quase primitiva. 

Na oscilação e falta do que contar, o filme quase se perde da ótima abertura ao confronto óbvio com o montanhista. O problema é que com tanta histeria e desespero em cena não sobrou direção (e roteiro) para narrar alguma outra coisa. A pancadaria é de primeira e impressiona, pena que não é o conteúdo principal do filme.
Mas sem querer ser muito chato, dá pra se manter atento até o fim, apesar do desequilíbrio emocional em momentos limite ser a tônica, e não a ação ou o terror.

• Melhor suspense: a queda da plataforma de madeira!
• É terror sim: quando aparecem as cabeças penduradas no porão!
• Em inglês: High Lane.
• Por enquanto é o único longa do diretor Abel Ferry.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário