23 de fevereiro de 2020

Pague Para Entrar, Reze Para Sair

The Funhouse (EUA, 1981)

Diret Tobe Hooper
Com Elizabeth Berridge, Cooper Huckabee, Largo Woodrooff, Miles Chapin, Wayne Doba, Kevin Conway.

pague para entrar reze para sair

Top 3! Terror cult do diretor de Texas Chainsaw Massacre que (pra ser bem chato) encerra o trio de coisas boas que o diretor fez. Considerando que seu melhor é TCM e Poltergeist, este Funhouse ficou na história como um divertido pasticho de referências pop na aurora do terror dos anos 80, que seria caracterizado pela simplificação pós Sexta Feira 13. E Funhouse tem o mérito de não ser uma mera consequência do sucesso de Jason como incontáveis slashers oitentistas.

É um terror de história bem simplinha mesmo e obviamente assumindo o lazer barato em nível trem-fantasma. A premissa é sobre Amy e seu namorado Buzz que visitam um parque de diversões juntos a outro casal amigo e decidem passar a noite escondidos no local. Mas ao presenciarem um crime, começam a ser caçados pelo apresentador e seu filho deformado.
Tem seus problemas, como um período meio longo em preparação nas andanças pelo parque, mas é tão simpático e gratuito que cumpre plenamente uma sessão de terror-pipoca ao assumir o humor absurdo de seus ingredientes: o irmão caçula de Amy, que só serve para levar sustos sem conexão com a trama, a citação barata de Psicose, e o deformado mais hilário já criado no terror com sua junção de duas cabeças e olhos vermelhos (design de Rick Baker)! 

Mais ainda, Funhouse captura muito bem o clima mambembe natural aos parques vagabundos com suas instalações precárias, habitantes miseráveis, atrações apelativas e monstruosidades inconfessáveis. O destaque vai obviamente para o terço final com o diretor repetindo muito bem o clima insano de seus melhores momentos. E menção honrosa para o cuidado fotográfico na criação da atmosfera de pesadelo.

Pague Para Entrar Reze Para SairPague Para Entrar Reze Para Sair

Considerando então os altíssimos e baixíssimos na obra de Hooper (para sempre ofuscada por Texas Chainsaw Massacre), este fica na média passável de um terror-pop divertido que construiu sua notoriedade cult com o tempo.

• Ousadia: a "cena de amor" com o deformado e a vidente.
• Melhor momento: o deformado nas engrenagens.
• Clássico sleazy: machadinha na cabeça!
• Participação de William Finlay (Fantasma do Paraíso) como um mágico.
• O escritor Dean Koontz escreveu uma novelização à partir do roteiro, que acabou sendo lançada antes da estréia do filme (trivia IMDB).

Black Phillip já sabia 🎪🎪🎪

Nenhum comentário:

Postar um comentário