6 de fevereiro de 2020

O Farol do Fim do Mundo

The Light at the Edge of the World (EUA, 1971)

Diret Kevin Billington
Com Kirk Douglas, Yul Brynner, Samantha Eggar, Fernando Rey, Renato Salvatori, Massimo Ranieri.

light at the edge of the world

Do que é feito um cult movie? Excêntrica aventura baseada em duas histórias de Julio Verne. Kirk Douglas é o guardião de um farol de navegação marítima que é tomado por piratas com a intenção de provocar naufrágios e pilhar os bens dos navegantes. Douglas escapa da tomada do farol e é caçado pelos piratas, liderados por Yul Brynner. Entre os sobreviventes de um naufrágio provocado, uma jovem remete a lembranças românticas do protagonista.

Com uma produção mediana e a árida beleza estética das praias rochosas, Farol do Fim do Mundo é um exercício hard-core que foge à convenções. Quem estiver esperando por uma aventura juvenil como 20.000 Léguas Submarinas (J. Verne + K. Douglas) pode tomar um baita susto com a aventura insana pontuada por momentos violentos. Aqui, Fernando Rey é decapitado, Samantha Eggar é distribuída aos piratas, Kirk Douglas é pendurado pelo pé para ver seu pet-macaco estripado, Renato Salvatori é pendurado pelos pulsos e tem seu peito escalpelado explicitamente! Tem traição entre piratas, tem empalamento em chifre, e tem pirata gay pegando peitinho do Kirk Douglas! Enfim, esse não vai pra Sessão da Tarde. 

É um exemplo perfeito do filme que escapou à fôrma e só a disposição cult para curtir sua esquisitice. Adicione a isso a trilha sonora de Piero Piccioni, que oscila entre um tema romântico, na tradição das grandes aventuras cinematográficas, e distorções de guitarra e baixo elétricos, para completar um painel de excelência cult. Menção honrosa para a cuidadosa fotografia que alterna exteriores de luz plena a interiores de efeito dramático.


O grande problema da fita é que o protagonista fica se esquivando dos piratas por tempo demais até começar a dar o troco e reverter sua situação. E ele é tão duro-na-queda quanto seus algozes: mata o cavalo do chefe, atravessa um inimigo com lança em chamas, queima o acervo de relíquias dos piratas! Mas os tiros de canhão estão reservados somente ao epílogo.


• Coprodução entre EUA e Espanha, onde foi parcialmente filmado. 
• No elenco de piratas, algumas caras conhecidas dos spaguetti-westerns.
• O sorriso de Yul Brynner é uma das coisas mais assustadoras que você vai ver.
• Yul Brynner e Samantha Eggar fariam a série Ana e o Rei do Sião no mesmo período.
• Desde seu lançamento, circularam versões com cortes diversos e o DVD lançado no Brasil pela London parece ser a versão mais completa. Pena que a qualidade de imagem não é das melhores.

Black Phillip já sabia 😈😈😈

kirk douglas
Kirk Douglas (1916 - 2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário