2 de fevereiro de 2020

Massacre at Central High

Massacre at Central High (EUA, 1976)

Diret Rene Daalder
Com Derrel Maury, Andrew Stevens, Kimberly Beck, Ray Underwood, Robert Carradine, Cheryl Smith.

massacre at central high

O calouro Kersey! Suspense bem simplório cujo naturalismo (ou desleixo) fotográfico é sua grande força (como foi característico nos melhores filmes B do período). David é um jovem calouro em uma universidade californiana que se depara com um quarteto de estudantes criminosos que submetem os demais a um domínio violento. Quando ele é agredido pelo grupo, decide dar o troco, eliminando-os um a um. Curiosamente esse é o meio do filme e o que se segue é uma original variação de roteiro quando os demais alunos, uma vez livres dos opressores, começam a exercitar seus próprios desejos de subjugar uns aos outros. E as mortes continuam...

Mas nem para por aí, o roteiro vai indo além: David, a principio um justiceiro preocupado com os inocentes vitimados, começa a se mostrar um desequilibrado em sua paixão velada por uma aluna e obsessão com os novos focos de opressores que aparecem. A premissa é curiosa, o desenvolvimento dinâmico e as cenas de crimes são suficientemente fortes para garantir o suspense. Pelo visto tem muito mais curiosidades boas nessa produção do que se poderia supor por sua fama de tosquice clássica. O choque mais imediato se dá entre as boas cenas de explosões e acidentes, alternadas a uma direção inepta de atores e uma narrativa linear de extrema obviedade.

No elenco, o fraco Derrel Maury faz caretinha de doido cool, e o destaque vai para os coadjuvantes: Andrew Stevens depois faria A Fúria e 10 to Midnight. Cheryl Smith (Lemora, Caged Heat) e Lani O'Grady (da série 8 é Demais) arriscam algumas cenas de nudez e Robert Carradine faz um nerd clássico. A maioria do elenco passou por séries de TV nos idos das décadas de 70 e 80, o que pode causar uma distorção nostálgica pela assumida perversão formal encarada aqui.

Em resumo: Massare at Central High é um anárquico suspense juvenil que virou cult. Como em Silent Night, Bloody Night, um caso de desarranjo fílmico que de algum modo encontrou sua forma coesa e potente. Foi muito exibido nas madrugadas televisivas em encerramento de programação.

• Bizarre: em nenhum momento aparecem professores ou autoridades e ninguém investiga nada!
• Bizarre plus: a polícia só aparece depois da última explosão!
• Pelas fotos já dá pra ver que ainda não teve uma reedição decente em DVD.

Black Phillip já sabia 🎓🎓🎓

Nenhum comentário:

Postar um comentário