4 de fevereiro de 2020

Expresso do Horror

Horror Express (ING, ESP, 1972)

Diret Eugene Martin
Com Christopher Lee, Peter Cushing, Alberto de Mendoza, Silvia Tortosa, Telly Savalas.

horror express

ET pioneiro. Uma das mais duradouras e simpáticas fantasias de terror de seu período. Christopher Lee é um cientista que descobre o fóssil de um homem pré-histórico na região da Manchúria. Na volta à Europa em um expresso trans-siberiano o baú contendo a criatura desperta a curiosidade de alguns e a suspeita de outros. Quando a criatura consegue escapar, provoca o pânico nos passageiros do expresso.

As pesquisas do cientista revelam que o primitivo serviu de hospedeiro a uma forma de vida alienígena que ficou na Terra há milhões de anos quando seus semelhantes partiram. E ela tem a capacidade de absorver a mente de suas vítimas! Assim a cada novo hospedeiro, a cada nova mente absorvida, a criatura se torna uma ameaça invencível por conhecer cada vez melhor seus oponentes.

Horror Express é um daqueles casos raros de filme que vai ficando melhor com o tempo! Ao invés de ficar datado e preso à sua época, destaca-se pelo desprendimento ingênuo e atemporal de suas situações e justificativas absurdas. O mais bizarro são as imagens retidas nos líquidos oculares da criatura e que revelam imagens pré-históricas!!! 

Em uma produção simplória de cenários mínimos (quase um teatrinho), o filme consegue uma concentração claustrofóbica muito adequada. O resultado geral é uma mistura de elementos góticos a ficção-científica em uma aventura fantasiosa, gratuita e divertidíssima em sua suspensão de lógica. Conseguiu genialmente contornar suas limitações de orçamento e produzir um show envolvente que não ficou reservado exclusivamente aos apreciadores do período.

Expresso Terminator

No elenco, Telly Savalas repete um de seus tipos histriônicos, Alberto de Mendoza se sobressai como um padre obcecado pela criatura, e a dupla Lee-Cushing repete sua química perfeita então no seu décimo filme juntos.

• Melhor cena: as vítimas da criatura levantam para atacar, como uma legião de zumbis.
• Foi bastante reprisado nas noitadas de TV desde os anos 70 e quando saiu em VHS (em caixinha de papelão pela Videocast) todo mundo já sabia que era um filme legal.
• Peter Cushing, fragilizado pela perda recente da esposa, quase não aceitou participar da produção. O amigo Christopher Lee o convenceu a ficar e a enfrentar os piores momentos de crise (trivia IMDB).

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário