28 de fevereiro de 2020

A Mansão da Meia-Noite

House of Long Shadows (Inglaterra, 1983)

Diret Pete Walker
Com Desi Arnaz Jr, Vincent Price, Peter Cushing, Christopher Lee, John Carradine, Sheila Keith, Julie Peasgood.

mansão da meia noite

O melhor parque temático!
Clássico precursor da auto-referência pop-cinematográfica, bastante procedente na filmografia do diretor Pete Walker. O que atualmente se faz como citação, referência, homenagem à mitologia do cinema, o diretor já fazia aqui (e até antes em seus filmes). Desi Arnaz (filho do casal I Love Lucy) é um escritor que aceita o desafio de escrever uma novela de mistério em uma estadia de 24 horas em um casarão galês desabitado. Uma vez no local, Arnaz descobre que a casa não está realmente desabitada e logo ali se reunirão os descendentes da família Grisbane, proprietários da casa, para resolver um velho mistério trancado em algum dos cômodos.

E assim, Mansão da Meia-Noite se apresenta como um teatro filmado de gênero, um parque temático, um exercício nostálgico, um local isolado na memória dos fãs de filmes góticos. Com seu roteiro bem simplesinho e a obviedade dos mistérios, revelações e reviravolta final, o show que sustenta o filme é o desfile de atores e os ambientes vitorianos do velho casarão. No inventário de referências, o diretor não poderia deixar de fora citações sleazy habituais a seu próprio cinema e alguns momentos sangrentos estão garantidos.

E o elenco de veteranos repete o que seria de se esperar de suas caracterizações habituais: Carradine é um excêntrico ancião. Cushing usa sua fragilidade em um personagem que vive bebendo. Lee é o implacável aristocrata que guarda segredos e Price brilha como o adorável canastrão de voz projetada e monólogos eruditos.
Em seu caráter de declarado saudosismo e "reunião de conhecidos", Mansão da Meia-Noite

é uma obra de transição, uma demarcação entre a golden age e o cinema contemporâneo.

• Último filme em que Lee e Cushing aparecem juntos.
• Último filme do diretor Pete Walker.
• Melhor cena: Vincent Price "Não interrompa meu monólogo, rapaz".
• Explícito inesperado: ácido na cara da coadjuvante!
• Sheila Keith, em seu quinto filme com o diretor, substituiu a veterana Elsa Lanchester.

Black Phillip já sabia  😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário