Studio 666 (EUA, 2022)
Elenco Dave Grohl, Taylor Hawkins, Nate Mendel, Pat Smear, Rami Jaffee, Chris Shiflett, Whitney Cummings, Jeff Garlin, Leslie Grossman.
Já vi esse filme. O rock e o cinema tiveram namoros diversos desde a rebeldia cênica de Elvis Pelvis e o show que se estendeu das telas à destruição de poltronas de cinema. E a mídia que adora apimentar qualquer notícia e faz crescer o folclore relacionado a tudo e qualquer coisa, não deixaria o rock de fora de seu circo. Da rebeldia dos anos 50, o rock virou lisergia sensorial e satanismo assumido. Tudo em nome do show, para os artistas. Tudo em nome da notícia, para a mídia. Veja mais aqui.
E aqui neste Studio 666 o grupo Foo Fighters se aventura no gênero em uma produção que tinha tudo para ser divertida e dar certo. O grupo vai gravar seu décimo álbum e escolhe um lugar de acústica especial: um velho casarão onde outras bandas já gravaram, só que, o casarão é assombrado e as bandas que por ali passaram foram misteriosamente assassinadas! Nessa premissa nível doze anos o roteiro despeja toda a serie de clichês, com entidades misteriosas circulando, personagens amalucados, participações cult e as inevitáveis citações de autorreferência ao pop fantástico, deixando a sensação de que tudo já foi visto... mais de uma vez. Alguns momentos (muitos momentos) ficam perdidaços sem que saibamos se é para rir ou o quê? Mas isso acaba por acentuar o esculacho geral e pesa a favor do vale tudo que de alguma forma se instaurou desde a abertura.
Então a brincadeira vai funcionar se você curtir os caras (essa é a parte fácil), mas se não, será um penoso exercício de paciência passar pelo filme que poderia muito bem ter sido um ótimo clip (especialidade do diretor McDonnell) em vez de um longa que pede maior consistência seja na paiaçada, na dramaticidade ou na musicalidade que, estranhamente, tem bem pouca... Repleto de truques de After Effects e ideias avulsas, Studio 666 acaba parecendo um grande ensaio de um filme que poderia ter sido muito mais divertido. E fica a eterna dúvida: por que será que ídolos do pop/rock, que detonam, arrasam e se agigantam em domínio cênico nos palcos ficam tão desajeitados diante das câmeras?...
• Show de efeitos: o guitarrista esmagado pelas rodas!!!
• Participação nada a ver: Lionel Ritchie ajuda na piadinha besta.
• Participação tudo a ver: John Carpenter como técnico de som.
Expectativa 🎸🎸 Realidade 🎸🎸
![]() |
| Dave Ghoul |


Nenhum comentário:
Postar um comentário