27 de agosto de 2022

Kadaver

Kadaver (Noruega, 2020)

Diret Jarand Herdal
Com Gitte Witt, Thomas Gullestad, Thorbjorn Harr, Tuva Olivia Remman, Maria Grazia di Meo, Kingsford Siayor.

Kadaver

Algo de podre no reino da Noruega. Drama e terror ambientado em um mundo futuro destruído por uma guerra nuclear. Produção acima da média, especialmente considerando que é o primeiro longa de um jovem diretor. Conta o drama de Leonora, seu marido Jacob e sua pequena filha Alice que sobrevivem como podem em um mundo recém destruído. A fome é constante e a reconstrução social parece algo muito distante. Ainda assim alguns grupos dispostos levantar o ânimo dos sobreviventes se manifestam pelos espaços urbanos. Um desses grupos convida pessoas aleatoriamente pelas ruas para um grande banquete e um espetáculo em um grande teatro. Leonora, Jacob e Alice comparecem e logo descobrem que o local pode servir de cárcere aos que inadvertidamente entraram. Pior ainda é descobrir o destino a eles reservado.

Entre encenações aleatórias que ocorrem no palco e fora dele, Leonora começa a desconfiar das intenções que moveram os organizadores e quando Alice desaparece, ela e o marido iniciam uma desesperada busca pelo imenso prédio. O grupo de convidados se dispersou pelo local e entre fugitivos, atores e funcionários de cozinha, fica bastante difícil saber o que é encenação da peça apresentada e o que é real.

Entre o surreal e o distópico, Kadaver encarcera personagens e a atenção do espectador em sua sombria atmosfera de luzes econômicas e suspense constante. A direção de arte darioargentiana é exemplar em seus vermelhos sufocantes e decrepitude de porões e passagens alternativas. É um filme modesto em todos os sentidos, mas ambicioso em sua integridade, suas pistas (como os cordeiros nas telas neoclássicas) e em seu discurso alinhado a causas socias contemporâneas. Como uma grande alegoria social, Kadaver é bastante eficiente (como O Poço) em deixar bem claras suas ideias sobre dominação e desníveis sociais que facilmente resvalam em violência a qualquer momentos de crise. E os elementos da trama se revelam facilmente: cidadãos médios desnorteados entre ações suspeitas, ameaças reais e uma elite dominante que usa de recursos cênicos para despistar e encobrir as reais articulações para sua manutenção.

• Referência: corpo no gancho como Texas Chainsaw Massacre.
• Referência 2 (spoiler): o destino do cidadão como na ficção científica Soylent Green.
• Decadência clássica: as luxuriantes instalações do teatro.

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

Kadaver

Nenhum comentário:

Postar um comentário