18 de março de 2020

Os Gêmeos - o clássico de um ator que era melhor escritor...

"Diga-me, Niles, que está fazendo com este anel?" Foi quase um sussurro. [...] "Como? Como é que pode ser seu?" Estava impaciente por compreender: o gesto comedido do corpo, os olhos ansiosamente abertos, atestavam a necessidade de desenterrar fatos que sua mente não podia entender.
Sem querer ele falou: "Holland me deu".

• Um romance de horror que surpreende em sua atmosfera bucólica e momentos de susto realmente apavorantes. Os garotos Niles e Holland, são irmãos gêmeos e caçulas de uma família de imigrantes russos vivendo em uma fazenda na zona rural de Connecticut, entre diversos familiares. A história da família é marcada por tragédias passadas e recentes. Alexandra, mãe dos meninos, vive em reclusão depressiva e Ada, a avó dos garotos, tem presença marcante nas fantasias e orientações, especialmente nas brincadeiras do sensível Niles.
Entre descrições pormenorizadas da beleza campestre, o autor vai inserindo revelações sobre dramas passados, como o falecimento do pai dos meninos, e sugestões sobre a personalidade perversa de Holland de modo a ir construindo uma atmosfera de expectativa. Detalhes macabros em lembranças, acidentes e revelações sobre segredos dos jovens, inserem-se sutil e ameaçadoramente. Da mesma forma, a exposição da relação emocional entre os gêmeos é tortuosa e muito bem dosada.

"Niles examinou-lhe o perfil contra o céu escuro. Precisava dele... precisavam um do outro. Sem Holland era como se perdesse alguma parte não identificável de si mesmo."

"Niles achava Holland esquisito, rígido, distante. Quase sempre longe, fechado. De índole sombria. Holland era ele mesmo, um solitário, e quem poderia fazer algo a respeito disso?"

The Other é um romance refinadamente macabro que ainda tem a curiosidade de ter sido escrito antes do êxito comercial de William Peter Blatty com O Exorcista. Escapou assim de ser mais uma história demoníaca como seria regra pela década de 70. A instabilidade construída vai atingindo o leitor nas suspeitas da avó Ada e de Alexandra em um acúmulo de situações que nunca permitem perceber se as distorções são de ordem sobrenatural ou desvios mentais do jovem protagonista.

• Tom Tryon nunca teve muita expressão enquanto ator no cinema americano. Fez coisas medianas entre dramas e faroestes e quase ganhou o papel de namorado de Marion Crane em Psicose. Impressionado com o filme O Bebê de Rosemary e sua repercussão, decidiu arriscar seus dotes de escritor estreando com este notável romance de terror-bucólico.
The Other foi filmado em 1972 por Robert Mulligan em um resultado exemplar.
• A Artenova foi responsável por edições importantes na década de 70 (Robert Heilein, Tolkien, Anthony Burgess, Kurt Vonnegut...) mas sempre pecou pelas traduções deficientes. Neste caso, a má tradução pesa bastante, chegando a comprometer muitas passagens.

🧒🧒
Leitura Radical
Muita sutileza chega a comprometer algumas descrições.
Leitura Passional
Elegante e fluente sem buscar modelos corriqueiros. 
_________________________

Os Gêmeos

The Other, Thomas Tryon, 1971
Editora Artenova, Rio de Janeiro, 1972
250 páginas

the other

Nenhum comentário:

Postar um comentário