23 de março de 2020

A Ilha

The Island (EUA, 1980)

Diret, Michael Ritchie
Com Michael Caine, David Warner, Angela Punch McGregor, Frank Middlemass, Don Henderson, Jeffrey Frank.

The Island

Os pirata! Depois que o escritor Peter Benchley fez sucesso com Tubarão, seus romances foram calculados sempre tendo em vista a fórmula suspense + água. Assim foi com The Deep, The Island, Beast, White Shark e outros. Em A Ilha temos a aventura do repórter Blair Maynard (Michael Caine) que insiste com seu editor em investigar o desaparecimento de embarcações no Triângulo das Bermudas. Levando seu filho adolescente junto, Maynard parte para o duvidoso trabalho. Porém o que prometia ser uma aventura de férias junto ao filho – com direito até a uma passagem pela Disney – torna-se um pesadelo de sobrevivência quando ele descobre um grupo de piratas que vive de pilhagens na região.

Raptados pelo bando, que vive de forma rudimentar em uma ilha, Maynard fica disponível à procriação com a mulher da tribo e o garoto passará por um recondicionamento mental e comportamental para integrar o grupo em seus códigos próprios de conduta.
A maior curiosidade é que o bando de excluídos, descendentes de bucaneiros do século XVIII, apesar da óbvia posição de vilões, é apresentado com alguma simpatia em sua organização interna, e seu humor anárquico. Algumas ações e ataques são acompanhados de trilha sonora heroica (Ennio Morricone) que chega a lembrar alguma coisa das aventuras de Errol Flynn, acrescentando um aspecto até simpático às suas ações! Os excluídos então têm seu perdão poético nos ataques às embarcações de ricaços em férias.


The Island ainda surpreende em sua violência e crueldade gráfica, com diversas passagens assustadoras, como a mulher punida com queimaduras de água viva, algumas cenas de mutilação, e termina em uma sequência de metralhamento digna de Sam Peckinpah! Não foi um sucesso em seu período, talvez pelos excessos sádicos, mas alcançou fama cult com o tempo.

• Sadismo hilário: palitinhos nas pálpebras para o garoto não dormir.
• Grande cena: o desastre aéreo logo no começo.
• Melhor cena: Sir Michael Caine na metralhadora!
• Roteiro do próprio autor, Peter Benchley.
• Depois de uns 20 anos de carreira consolidada, Michael Caine começou a apelar a produções suspeitas no início dos anos 80. Filmes como Ashanti, Feitiço do Rio, Tubarão 4, A Mão, o colocaram em uma posição bastante arriscada na carreira.

Expectativa 🕱🕱     Realidade 🕱🕱🕱

Te manjo, Alfred... trabalhando pros rico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário