6 de dezembro de 2017

O Santo

Sint (Holanda, 2010)

Diret Dick Maas
Com Egbert Jan Weeber, Bert Luppes, Caro Lensssen, Huub Stapel.

O Santo

Sint Niklaas! Terror interessante mas que não rendeu o que poderia, do mesmo diretor de O Elevador Assassino. Em 1492 um grupo de habitantes de um vilarejo à beira mar vive sendo saqueado por São Nicolau, um Bispo renegado e sua horda de ajudantes. Finalmente os habitantes conseguem incendiar o barco dos saqueadores e por um fim à onda de pilhagens, mas o espírito de São Nicolau volta a cada lua cheia do dia 5 de dezembro para se vingar, roubar crianças e matar os habitantes do local.

Quinhentos anos depois, o vilarejo agora é Amsterdan! E nesse tempo todo, autoridades e meios de comunicação conseguiram disfarçar para a população, a verdade sobre as matanças e acidentes que ocorrem regularmente. Goert é um policial veterano que, quando garoto, teve sua família exterminada pelo espírito maligno e prepara um meio explosivo de acabar definitivamente o espírito de São Nicolau e seus ajudantes assassinos. Completa o elenco, Frank, um jovem paquerador que acaba de entrar em férias escolares e nos festejos noturnos cruza o caminho de Goert. Decide ajudá-lo depois de ter seus amigos exterminados.

Variação bacana no gênero "Papai Noel Assassino" explorando a figura folclórica que originou o bom velhinho (Sint Niklaas → Sinter Klaas → Santa Claus). Visualmente é uma beleza e a direção irreverente de Maas repete sua tradicional linha entre a fantasia e o terror. No geral o filme resulta mediano, desorientado, apesar do roteiro corretinho e direção segura assumindo a farsa fantasiosa. A ação da segunda metade poderia ter rendido muito mais com as ações policiais e a cruzada pessoal de Goert. Algumas situações quase se perdem na intenção ao humor, como a perseguição de São Nicolau, que foge montado em seu cavalo sobre os telhados da cidade! Faltou um compromisso mais evidente do filme com os gêneros que o constituem: como suspense ou terror, tem pouco sangue. E faltou uma trilha musical mais presente.
Afinal, presta ou não presta? É assim: diverte mas não assusta.

• Melhor sequência: a abertura no vilarejo.
• A morte na chaminé é citação direta ao corpo em De Lift.
• Veja mais Dick Maas em De Lift.

Expectativa 😈😈😈     Realidade 😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário