24 de setembro de 2017

O Elevador Assassino

De Lift (Holanda, 1983)

Diret Dick Maas
Com Huub Stapel, Willeke van Ammelrooy, Josine van Delsum.

O Elevador Assassino

Ascensão de um diretor. Clássico B dos anos 80. Quando o elevador de um edifício comercial começa a funcionar de maneira estranha a administração precisa chamar um técnico para checagem. Felix atende ao chamado. É um ótimo profissional, mas não identifica erro em circuito nenhum. E o elevador continua "funcionando estranhamente", sufocando pessoas, decapitando seguranças, brincando de atrair crianças e cegos para o poço. Felix e uma amiga repórter visitam então a companhia que desenvolveu e instalou o sistema e desconfiam que um possível experimento científico seja a causa dos problemas. É possível que uma nova série de chips eletrônicos esteja se multiplicando e adquirindo vontade própria!

Em país de primeiro mundo o terror dispensa ameaças sobrenaturais e prefere a ciência no início da era da informática e seus milagrosos chips como ameaça! Ponto para o diretor e roteirista holandês Dick Maas no trabalho que projetou seu nome.

Curiosamente foi um projeto quase cancelado por dificuldades diversas. Maas foi despedido e depois recontratado para a finalização do projeto. Apesar de muito dialogado e com dramas paralelos (como a crise de Felix com a esposa) que atrapalham o andamento, De Lift se beneficia de seu clima despretensioso, toques de humor e a fantasia assumida em sua premissa amalucada! Acabou fazendo sucesso em Cannes e chamando a atenção da Warner que o comprou para distribuição. De Lift esteve incluído no primeiro pacote de VHS de terror que a Warner lançou em nosso mercado em meados dos anos 80.

• A trilha techno-retrô foi feita pelo próprio diretor em apenas um dia! (filme B é isso)
• Melhor cena: Felix no poço do elevador matando a máquina! (como o astronauta Bowman em 2001)

O Elevador Assassino

Injustamente subestimado, Dick Maas seguiu carreira irregular com ocasionais sucessos como o thriller Amsterdamned (1988) e curiosidades como Sint (2010). Em 2001 dirigiu a refilmagem de De Lift em Down (O Elevador da Morte, também lançado como The Shaft). Com uma produção bem mais rica, agora temos Naomi Watts como a repórter e um trio de vilões bacana: Dan Hedaya, Ron Pearlman e Michael Ironside. Down repete as boas ideias do filme original, como o episódio do cego e a menina brincando nas portas dos elevadores. Acentua o clima de humor, especialmente nos diálogos, para o resultado geral de aventura inconsequente. Também para esse fim, acelera sua narrativa, retira os paralelos humanistas e cumpre muito bem as demandas atuais, com situações insanas, reviravoltas e explosões. Finalmente uma refilmagem que melhorou o original.

• Melhor cena: o elevador solta o piso e os passageiros são lançados ao poço!
• Melhor crueldade: o cego que arrasta o cachorro!
• Melhor aprimoramento: Naomi Watts!

De Lift Expectativa 😈  Realidade 😈😈
Down  Expectativa 😈😈  Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário