3 de setembro de 2017

Desejo e Obsessão

Trouble Every Day (França, 2001)

Diret Claire Denis
Com Beatrice Dalle, Vincent Gallo, Tricia Vessey, Alex Descas.

Desejo e Obsessão

Ninguém morde como Beatrice! Vincent Gallo e Tricia Vessey são um casal americano em visita a Paris. Vincent é um cientista que busca obsessivamente pelo doutor Leo, cujas pesquisas foram rejeitadas pela comunidade científica. Vincent teme por sua sanidade, mas o doutor é um cara difícil de ser encontrado: tornou-se um recluso após a enfermidade e a sede por sangue de sua esposa (Beatrice Dalle), que precisa ficar trancada durante as ausências do companheiro. E sempre que ela faz outra vítima, o dedicado marido precisa dar sumiço no corpo pelas madrugadas. E assim o casal segue até que suas pesquisas possam servir ao tratamento da esposa. E a pobre Beatrice vive a depressão de sua condição reclusa. Quando dois jovens vizinhos interessados nela entram na casa trancada, o filme ganha sua notável dimensão de terror.

Então temos 90 minutos de "terror-chic", uma variação em tema vampiresco fazendo pose de "cinema sério". Não precisava tanto. A sutileza é tal que os significados precisam ser caçados com atenção. Suspeita-se que as pesquisas de Vincent e Leo tenham usado humanos. É possível que Beatrice tenha sido contaminada e assim desenvolvido sua sede de sangue associada a sua libido. A relação assexuada do casal protagonista sugere que Vincent sofra da mesma infecção e por isso poupa a esposa da relação. Também existe o mistério da relação passada entre Vincent e Beatrice...

A direção concentra aspectos dramáticos e narra em blocos alternados o drama de Vincent, a reclusão de Beatrice e até a vida de uma camareira do hotel onde o casal está hospedado terá importância na trama. A melhor ideia foi colocar a bela Beatrice Dalle como uma possível vampira que ataca suas vítimas com uma sede de sexo equivalente à de sangue! Nesse ponto o filme surpreende alternando sua limpeza estética a medonhos banhos de sangue! Nada de especial, mas um fantástico diferentão e ambicioso para ser visto com vontade de detetive!

• Melhor cena: o ataque a dentadas de Beatrice em um jovem que invade sua casa.
• Referências: O confronto entre chamas ao final, pode ser uma citação aos clássicos góticos da Hammer.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário