30 de agosto de 2017

Possessão

The Possession (EUA, 2012)

Diret Ole Bornedal
Com Jeffrey Dean Morgan, Natasha Calis, Kyra Sedgwick, Madison Davenport.

The Possession (EUA, 2012)

No piloto automático. Em uma quermesse comunitária, a jovem Emily compra uma misteriosa caixa de madeira. Muito antiga e com misteriosas inscrições, a caixa fascina a jovem. Emily passa por um período emocionalmente bem difícil por causa da separação dos pais e encontra na caixa uma espécie de escape pelo mistério. O objeto parece exercer um domínio cada vez maior sobre a garota a ponto dela descobrir uma amiga imaginária vivendo em seu interior. Mas o que ela realmente deixa sair é um demoníaco espírito, um dibbuk que quer se apossar dela. Seu pai (o Negan de Walking Dead) é o primeiro a perceber a alteração no comportamento da filha e pede ajuda a um rabino para exorcizar o mal.

Parece que o gênero terror vai encontrando seus sub-gêneros de conteúdos próprios e formando linhas de produção segmentadas. Aqui temos mais um suspense variando sobre possessão de garotas com todas as regrinhas de roteiro: instabilidade emocional da família, busca de ajuda mística, o amor vence o mal, e por aí vai. A leitura mais óbvia é a da estrutura familiar que quando desestabilizada permite a manifestação do mal. Pelo menos desta vez buscou-se uma variação religiosa: o espírito é um dibbuk de origem judaica e não é mais um óbvio diabo católico.

Enquanto cinema, The Possession é um curioso mix equilibrando os clichês americanos a uma direção made in europe pelo diretor dinamarquês Ole Bornedal. Infelizmente o filme ficou em cima desse muro e não satisfaz nem como alternativa sofisticada nem como terror-pipoca. A mão de Sam Raimi na produção parece que não surtiu maior resultado. Tem seus bons momentos, como a face de Emily distorcida através dos vidros, e tem uma construção mais equilibrada do que a média, mas também tem suas passagens sem noção como a face do demônio que aparece no exame radiológico!!! E tem alguns pontos soltos discutíveis: quem entrou/saiu pela porta de cachorro? O padrasto de Emily morreu ou só fugiu?

Como pontos positivos: destaque à trilha musical old school de Anton Sanko que é muito eficiente, mas o filme deve tudo à jovem Natasha Calis que segura o drama muito bem como a possuída Emily.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈

The Possession (EUA, 2012)
"Não dá pra exorcizar com taco de baseball?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário