11 de agosto de 2017

The Dead

The Dead (ING, 2010) 

Diret Jonathan Ford, Howard Ford
Com Robert Freeman, Prince David Oseia, David Dontoh.

The Dead (ING, 2010)

Bom e velho zumbi lerdo! Aventura living-dead que retoma a velha-guarda dos filmes de zumbis. O que é muito bom! O tenente Brian é um mercenário americano em serviço na África e é o único sobrevivente de uma acidente aéreo. A região está infestada de morto-vivos e em sua fuga ele conhece o Sargento Daniel, que está em busca de seu filho, fugido do ataque dos zumbis a sua aldeia na noite anterior. Os dois soldados unem forças e recuperam uma velha caminhonete para escapar da contaminação que vem se alastrando por todo o continente.

Tentativa bem bacana de requentar o modelo clássico dos filmes de zumbis, com os living-deads lentos (muito lentos) que só constituem ameaça quando em grupo. Mas é justamente isso o que faz sentido em um filme de zumbis: a ameaça que eles representam é a morte. E a morte não é dinâmica. A morte é lenta, monótona e uma hora ela te alcança. E quando o filme associa esse significado às belas e desoladas paisagens da savana africana, aí a coisa fica mesmo uma beleza! Não tem corre-corre, mas tem anda-anda.

O grande problema aqui é que não tem muita coisa para acontecer, mas na questão "carne-moída" o filme cumpre bem a expectativa. Alguns zumbis foram feitos por pessoas realmente mutiladas e o efeito de próteses é excelente. Veja por exemplo o primeiro zumbi de perna quebrada sobre as dunas de areia, logo na abertura. The Dead é o primeiro longa da dupla de diretores, Ford Brothers, que em seguida viria com The Dead 2: India, dando continuidade a aventura living-dead.

The Dead 2 é um surpresa invertida porque em nenhum momento tenta superar o filme anterior! É mais do mesmo, mesmo. Os zumbis mais lentos do apocalipse agora espalham a contaminação na Índia onde Nicholas, um técnico trabalhando na manutenção em instalações eólicas, precisa resgatar sua namorada grávida em meio ao caos da situação. Ele é ajudado pelo garoto Javed que conhece bem a região e conduz Nicholas de volta a cidade e à vila onde mora a garota. 

Então o roteiro bem básico cria essa situação de trajetória e acrescenta dificuldades em situações episódicas para preencher seu tempo. Ainda assim, tem seu sustento garantido pela estética orgânica, a mesma desolação de cenários como no filme anterior e um senso de autenticidade que parecia perdido no moderno cinema tecno-digital. Dois grandes filmes B como há tempos não se via.

Dead 1  Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈
Dead 2  Expectativa 😈     Realidade 😈😈😈


The Dead (ING, 2010)
"Anda que lá vem zumbi..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário