10 de agosto de 2017

O Sono da Morte

Before I Wake (EUA, 2016) 

Diret Mike Flanagan
Com Kate Bosworth, Thomas Jane, Jacob Tremblay, Annabeth Gish.

O Sono da Morte

Trocadilhos com sono... Mike Flanagan pisa na bola depois dos bem sucedidos Oculus e Hush, com este terror estilizado. Jessie e Mark perderam o filho recentemente em um afogamento na banheira de casa e adotam Cody, garoto cujos pais morreram misteriosamente. Cody é educadinho, fala baixo, é comportado e o casal fica imediatamente encantado pelo garoto. Só que Cody também tem a capacidade de manifestar eventos espirituais durante seu sono e um desses eventos traz um espírito maligno que vai desequilibrar a harmonia da casa e especialmente de Jessie quando ela passa a ver o espírito de seu filho falecido.

Então O Sono da Morte tenta fazer dos traumas emocionais na relação pais e filhos o princípio de seus desarranjos sobrenaturais, mas algo deu errado na fervura. A pretensão a seriedade é desnecessária e os absurdos jump-scares sonoros desequilibram a leitura aprofundada que o filme parece pretender. É simples Mike, ou é cinema-pipoca de corre-corre e tomar susto, ou é cinema sem apelação para outra leitura. Se misturar os dois, não funciona nem de um lado nem do outro! 

O elenco apático também não ajuda nada, arrasta o filme na repetição emocional e Cody, como a maioria dos garotos em filmes de terror, é muito chatinho, fake e não desperta simpatia. Uma pena, pois o filme é um primor de produção e concept artístico. A escuridão reinante na casa é fortemente imersiva e assustadora, a inserção do sobrenatural e as aparições são muito bem dosadas, o design do espírito carequinha sem olhos é muito legal e as mariposas na boca do menino são cenas autênticas de pesadelo! Muita coisa boa, mas num conjunto indeciso.

Seja como for, considerando o resultado geral meio desarticulado, O Sono da Morte pode ser apenas um tropeço na carreira do diretor Flanagan, que está constituindo uma obra interessante no terror moderno pela opção ao alternativo sem sair do mercadológico.

• Cena mais bela: as borboletas luminosas!
• Cena de assustar: duas borboletas luminosas formam os olhos do espírito!

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário