21 de agosto de 2017

A Nona Sessão

Session 9 (EUA, 2001)

Diret Brad Anderson
Com David Caruso, Stephen Gevedon, Paul Guilfoyle, Josh Lucas.

A Nona Sessão

"Eu vivo nos fracos e nos feridos..."

Simon says! Grande suspense, entre os melhores da produção moderna. Equipe de limpeza trabalha em um velho hospital que atendeu doentes mentais. O prédio, construído no século XIX foi fechado em 1985 depois de casos mal sucedidos de tratamento. Em seus acervos ainda não resgatados ou devidamente investigados, Mike, um dos membros da equipe, descobre as fitas com as sessões de terapia da jovem Mary Hobbes, uma paciente cujas múltiplas personalidades se manifestam em vozes distintas.

Uma das vozes chama-se Simon que parece ser uma personalidade mais consistente que as demais. Fascinado pelo caso, Mike começa a ouvir as fitas das sessões (sessão 4, sessão 5...), sem se dar conta de que paralelamente às audições, seus companheiros começam a dar sinais de desarranjo comportamental. Será simples influência? As fitas libertaram alguma força desconhecida? Mesmo já sabendo que os personagens carregam seus segredos e desavenças entre si, a coincidência é preocupante. Seja o que for, Session 9 é simplesmente um dos mais fascinantes filmes de suspense modernos. E considerando que o mercado americano preza pala uniformização de seu produto, o filme automaticamente ganha pontos.


Então Session 9 é um filme que fala mais sério do que a média? Sim, considerando sua forma difícil que evita a linguagem convencional. A sutileza nas pistas e nos diálogos e a montagem recorrente de outros fatos na vida dos envolvidos conduz a um conjunto de imersão psicológica raro. E bastante incômodo! Sua narrativa funciona mais conduzindo a compreensão do que na explicitação. Com detalhes e sugestões a serem ligadas: a cova de Mary, de número 444, parece ser a única danificada por uma árvore caída. Quando Mike descobre os arquivos do caso Mary, pequenos acidentes ocorrem simultaneamente. Quando aves migratórias cruzam os céus, David Caruso conclui misterioso que "agora a coisa vai ficar feia". A estrutura do prédio é descrita em uma analogia com um "corpo de morcego com suas asas abertas". Gordon o líder da equipe, ouve a "voz" de Simon antes mesmo das fitas serem descobertas. "Satan Rules" está pichado em uma tubulação... e assim o filme vai, em detalhes e em um envolvimento crescente nas medonhas dependências abandonadas do imenso local. 

Session 9 evita banalizações e sugere um mistério que se manterá mesmo depois da conclusão. É discutível que seu final seja convencional (a velha lógica conclusiva), mas seu grande mérito enquanto cinema é a manipulação de realidades paralelas para fins de mistério e sustento narrativo. Então temos o que parecem ser objetivos distintos: o objetivo dos personagens e o objetivo do filme, que parecem seguir de forma independente! A situação de David Caruso (Rambo, CSI) é exemplo disso.
Session 9 seria um filme sobre espíritos? Ou as almas penadas somos nós, os vivos?! Facilmente manipuláveis e desequilibráveis!

• Melhor cena: o gerador falha e falta luz no prédio!
• Tem semelhanças com Villmark 2 (2015). 
• Na trilha sonora peças experimentais da dupla Climax Golden Twins e do vanguardista russo Vladimir Ussachevsky.
• As vozes da paciente (Mary Hobbes) seriam referência ao Leviatã de Hobbes?
• O diretor Anderson continuaria com o bom nível em thrillers posteriores como The Machinist, The Call e Refúgio do Medo.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Session 9 (EUA, 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário