25 de setembro de 2017

A Casa dos Pássaros Mortos

Deadbirds (EUA, 2004) 

Diret Alex Turner
Com Henry Thomas, Patrick Fugit, Michael Shannon, Nicki Aykox, Isaiah Washington.

A Casa dos Pássaros Mortos

Almas depenadas! Ambientado na Guerra Civil americana, Deadbirds conta o azar de um grupo de soldados desertores, que após roubarem um banco, encontram esconderijo em um casarão de uma velha plantação. Parece um bom lugar para se ocultarem durante a noite e a tempestade que se anuncia é mais um motivo para ficarem no casarão. Mas as forças espirituais e os acontecimentos que ali ocorreram começam a se manifestar e assombrar cada um dos visitantes. Cada visão que os personagens presenciam parece compor um quadro de explicação das mortes e do que ocorreu na casa quando o velho patriarca enlouquecido exterminou a família e empregados.

Na onda dos faroestes de terror como Mortos de Fome (1999), The Burrowers (2008) e Bone Tomahawk (2015) que tentaram uma estilização na mistura de gêneros, Deadbirds não é dos piores. Pelo menos tem a seu favor a qualidade fotográfica que o aproxima do western tradicional. O problema aqui é o mesmo problema do faroeste contemporâneo: não tem elenco que carregue o filme. Michael Shannon (My Son My Son, What Have You Done) até tem a cara de doido adequada, mas Henry Thomas ainda é o garoto de ET. Ainda assim é um filme bem interessante em sua concepção, é estruturado como um longo suspense, coloca alguns jump-scares pra temperar (o garoto embaixo da cama) e despeja todas as informações de uma vez só, na parte final. Estilizou! 

Seu maior mérito é a criação visual que sustenta o jogo narrativo muito bem. É uma produção ligeira e despretensiosa, mas não é o filme óbvio que se poderia supor, Deadbirds pede alguma decifração em sua profusão de delírios na parte final e em algumas pistas sugeridas, como as pegadas humanas que se tornam de animal. Também é curiosa a espiral de personagens que a trama sugere no fim, com entidades tomando o lugar de pessoas e vice-versa. Conclusão possível: a plantação e a casa podem ser um grande presídio, um local de condenação de onde não há fuga. 

• Única reclamação: o espantalho podia ter feito alguma coisa.
• Melhor suspense: a criança chamando no poço!
• Melhor delírio: a mulher amarrada no porão!

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

A Casa dos Pássaros Mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário