14 de outubro de 2019

O Enigma do Trem Perdido - ora, ora, temos um Conan Doyle...

Mas em seguida minha atenção foi atraída por um novo fenômeno - as serpentes do ar exterior. Eram longas, delgadas, fantásticas espirais de matéria vaporosa, que coleavam e rodopiavam vertiginosamente, voando à minha volta a uma velocidade tal que o olho mal podia acompanhar. Alguns desses seres espectrais tinham vinte ou trinta pés de comprimento, mas não era fácil avaliar-lhes a grossura, pois o seu contorno era tão vago que parecia dissolver-se no ar que os rodeava. (O Terror das Alturas)

• Coletânea de treze contos de Arthur Conan Doyle. Foi um dos primeiros exemplares da série Mestres do Horror e da Fantasia, importante coleção da Francisco Alves destacada nos anos 80. Uma série que resgatou clássicos de H. G. Welles e Richard Matheson e lançou títulos menos reconhecidos. As edições de Stephen King editados nessa série são hoje itens de colecionador chegando a preços bem altos no mercado de usados.

Como seria esperado, considerando a obra do autor, a maioria dos contos do livro trata de mistérios insolúveis de ordens diversas que se concluem em uma explicação racional. Variando de thrillers (A Nova Catacumba) a investigações (Homem dos Relógios, Relíquia Judaica), temos mistérios de ordem criminal (Doutor Negro), exotismos (O Gato do Brasil) e até um inesperado mistério-pegadinha em A Sala do Pavor, sempre no formalismo clássico da obra do autor que serviria de base a inúmeras adaptações na cultura popular (em filmes, contos, novelas, HQs, etc). Nessa linha de mistério investigativo, destaca-se o conto título como um clássico da escrita do autor por sua perfeita estrutura de apresentação até o final dramático.

Pensei no som que ouvira saída da boca da caverna, nos temores de Armitage, na estranha pegada impressa na lama, e agora tivera aquela prova final e irretorquível de que havia realmente alguma coisa fantástica e medonha, algum monstro inconcebível, que se escondia no oco da montanha. (O Monstro da Gruta)

Uma edição que será mais apreciada pelos fãs dos mistérios detetivescos naturais à fama do autor do que por leitores de horror. Ainda assim o destaque do delírio lovecraftiano de Terror nas Alturas e as revelações oníricas de O Funil de Couro serão uma grande surpresa. Infelizmente o melhor dos contos de horror de Conan Doyle ainda não foi editado em nosso mercado.
Os contos foram posteriormente reeditados pela L&PM em edições separadas.

🔍
Leitura Radical
Muito racional e explicativo.

Leitura Passional
Clássico de raiz.

O Terror das Alturas
O Funil de Couro
A Nova Catacumba
O Caso de Lady Sannox
O Monstro da Gruta
O Gato do Brasil
O Enigma do Trem Perdido
O Caçador de Besouros
O Homem dos Relógios
A Caixa de Charão
O Doutor Negro
A Relíquia Judaica
A Sala do Pavor
_______________________________

O Enigma do Trem Perdido

Tales of Terror and Mystery, Arthur Conan Doyle, 1922
Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro, RJ, 1981
170 páginas

o enigma do trem perdido


Nenhum comentário:

Postar um comentário