23 de outubro de 2019

O Oceano no Fim do Caminho - o conteúdo maior que o continente...

Oceano No Fim do Caminho


– Preciso do garoto inteiro. Prometi que iria deixá-lo no sótão. Mas você, garotinha da fazenda. O que devo fazer com você? Algo apropriado. Talvez deva virar você do avesso, de modo que seu coração, seu cérebro e sua carne fiquem do lado de fora, e a pele, dentro. Então vou deixá-la amarrada aqui no meu quarto, com seus olhos para sempre encarando a escuridão dentro de você. Posso fazer isso.

• Simpática novela de Neil Gaiman reafirmando sua predileção pela fábula sombria. Narrada como uma longa sequência de recordações, conta a aventura de um garoto que aos sete anos de idade trava contato com a família de Lettie Hempstock, uma jovem com poderes especiais que atua em missões dimensionais pela região campestre onde vive. Quando o garoto (não identificado por nome) acompanha Lettie em uma missão bem simples, sem saber, acaba servindo de condução a uma entidade maligna que se infiltra em sua casa provocando desentendimentos. O matriarcado das Hempstock é uma casta muito antiga, e o contato com o jovem lhe revelará um mundo paralelo de encantamentos, mas também de pavores mortíferos.

– Quando seu povo abriu um buraco na Eternidade, eu aproveitei minha chance. Poderia ter governado mundos, mas segui vocês e esperei, e fui paciente. Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, as fronteiras iam ceder, que eu ia andar sobre a verdadeira Terra, sob o Sol do Paraíso.

Repleto de pequenos eventos encadeados, a narrativa de Gaiman consegue criar uma perfeita névoa de reminiscências onde nada é muito palpável, mas tudo é carregado de sentimento e descoberta. A narrativa nem se esforça tanto para ser impactante ou assombrosa (como digamos, Ransom Riggs tenta constantemente), mas essa alternativa serve mais à consistência de reminiscências (essência do livro) do que à pretensão literária. Ponto para Gaiman que opta pela integridade de seu texto, ao invés de ceder ao apelo barato e tentar "parecer com um filme".

Temperado de detalhes sobre hábitos mágicos, O Oceano é leitura ligeira, um aperitivo literário refinado que, melhor ainda, não abre mão de sua estrutura singela e fabulosa e, curiosamente, tem mais conteúdo a ser desvendado do que sua forma de conto estendido permite supor.

Deixa eu só dizer uma coisa, não foi nada divertido, nem um pouquinho. As mandrágoras gritam demais quando você tira elas da terra, e eu não estava com protetores de ouvido, e depois que estava com elas tive que trocar por uma garrafa de sombras, uma daquelas antigas, cheias de sombras diluídas em vinagre...


📖
Leitura Radical
Leve e juvenil.
Leitura Passional
A sugestão nostálgica é notável.
________________________________

O Oceano no Fim do Caminho

The Ocean at the End of the Lane - Neil Gaiman, 2013
Editora Intrínseca, Rio de Janeiro, RJ, 2013
205 páginas

o oceano no fim do caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário