6 de março de 2022

La Region Salvaje

La Region Salvaje (México, 2021)

Diret Amat Escalante
Com Simone Bucio, Ruth Ramos, Eden Villavicencio, Jesus Meza, Oscar Escalante, Bernarda Trueba, Andrea Pelaez.

La Region Salvaje

D'apres Zulawski! Estranhíssimo drama que pega carona no grande Possessão (1981) e insere elementos de ficção científica e horror. Veronica é uma jovem de poucos amigos na cidadezinha de Guanajuato. Ao se tratar de um ferimento, feito supostamente por um cão, inicia uma amizade com o doutor Fabian e conhece a irmã dele, Alejandra, e seu marido Angel. O casamento de Alejandra entra em crise quando ela descobre que o marido está tendo um caso homossexual. Mas então: cadê o terror e a ficção?

La Region Salvaje é um trabalho que se constrói desconcertando regularmente, lento, determinado e sorrateiro. Emocionalmente a direção evita o choque, o impactante, em seu tempo lento e comedido, mas os ocasionais choques em momentos de efeitos são apavorantes. Quando entendemos que um meteoro pode ter trazido à Terra uma espécie alienígena, oculta em uma fazenda e cuidada (ou estudada) por um casal de cientistas, os dramas humanos já estão montados e aparentemente não se conectam à presença da criatura. Cabe a Veronica a aproximação, a intersecção dos dramas pessoais à presença do alien que teoricamente inspira paz e bem-estar em suas intervenções físicas e parece conduzir o comportamento de Veronica. Ainda assim, o grande vilão é o drama humano, a instabilidade das relações permeadas por movimentos do desconhecido.

O resultado é um filme que oscila do banal ao fantástico, erotizando e ousando sempre. Em uma produção barata e naturalista, mas com momentos ocasionais de efeitos realistas (e apavorantes), a grande virtude do filme é sua lenta e incômoda imersão pelo realismo dos dramas que o compõem. A inserção fantástica entra como a cereja da mistura. É meio inútil ficar tentando expor o filme em texto (já perceberam né?) e como toda obra fundamentada visualmente, La Region Salvaje precisa ser visto mais do que comentado.

• Bizarrice: o "eco-motel", na região onde caiu o meteoro, diversas espécies estão copulando!!!
• Inusitado: troca-troca!
• Título inglês: The Untamed.
• Veja mais México fantástico.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

La Region Salvaje

Nenhum comentário:

Postar um comentário