20 de novembro de 2022

Terror Train

Terror Train (EUA, 1980)

Diret Roger Spottiswoode
Com Jamie Lee Curtis, Ben Johnson, Hart Bochner, Sandee Currie, Timothy Webber, Anthony Sherwood, David Copperfield, Derek McKinnon, Howard Busgang.

Terror Train

Nostalgia macabra. Clássico do terror-teen e que destacou Jamie Lee Curtis como a Scream-Queen dos anos 80. Junto a Halloween e Prom Night, este foi um dos mais destacados sucessos do gênero horror que se simplificava no modelo slasher e obtinha grande resultado nas bilheterias. A fórmula é a mesma de sempre: reunir um grupo de jovens em um determinado espaço e evento e um assassino que vai dizimando o grupo por uma vingança. Terror Train segue a receita de forma rigorosa e previsível mas não menos divertida do que os demais clássicos do gênero (ou sub-gênero). Curiosamente, o filme não teve tanta repercussão em nosso mercado seja nos cinema ou em VHS.

O ponto de partida é uma pegadinha entre amigos universitários, estudantes de medicina, que dá muito errado e traumatiza um calouro. Entre suas brincadeiras com mãos e dedos decepados, eles armam um encontro amoroso para o jovem Kenny Hampson, que termina tragicamente com o jovem internado em uma clínica psiquiátrica. Anos mais tarde, o grupo faz uma confraternização de final de curso em um trem. É uma festa a fantasia e logo os assassinatos começam a ocorrer dando sumiço nos responsáveis pela pegadinha que vitimou Kenny. Tudo muito óbvio e corriqueiro até na claustrofobia dos cenários reduzidos e econômicos, mas Terror Train tem tanta coisa boa em suas encenações que o filme segue sem problemas em uma sessão de nostalgia macabra.

No elenco, Jamie Lee Curtis cumpre exemplarmente bem sua função com um epílogo de pancadaria muito bom com o assassino. O grande Ben Johnson (veteraníssimo de inúmeros faroestes) acrescenta certa moral old school ao filme, mais ou menos como fizeram Max Von Sydow, Gregory Peck ou Richard Widmark em outras produções. O cafonérrimo-kitsch-almofadinha-canastrão David Copperfield faz um personagem que é ele mesmo, divertindo geral com truques de mágica e ainda temos o assassino com uma máscara que é a cara do Zé Celso!

Confere?... 

Valendo literalmente como um corriqueiro passeio em trem fantasma, Terror Train vale atualmente como uma experiência em memória afetiva, mais ou menos como o Rock Horror Show, que os fãs visitam como um espaço de memória cinematográfica a ser revisto regularmente.

• Melhor cena: David Copperfield atravessado por suas espadas!
• Aflição: arrancando o brinco de Jamie Lee!
• Aos 12 minutos já tem body count sob as rodas do trem!
• Primeiro filme do diretor Spottiswoode, que teria uma carreira consistente em filmes de ação (Under Fire, Atirando Para Matar, Air America, O Sexto Dia).

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

Terror Train

Ben Johnson (1918 - 1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário