9 de novembro de 2022

O Monastério

Hellhole (Polônia, 2022)

Diret Barstosz M. Kowalski
Com Piotr Zurawski, Sebastian Stankiewicz, Olaf Lubaszenko, Lech Dyblik, Rafal Iwaniuk.

Monasterio

Maturou! Terror sufocante que confirma a idade do diretor Kowalski. Se houve alguma suspeita pelos ginasianos Sem Conexão e Sem Conexão 2, agora podemos mensurar melhor a idade e o talento do moço neste sombrio e íntegro mistério fantástico. Conta o drama do novato padre Marek, recém integrado a um velho e decrépito monastério onde suspeitos exorcismos e desaparecimentos ocorreram nos anos recentes. Mas o noviço não parece muito disposto a se deixar subjugar pela vida de abstinência e provações. Marek pode estar ligado a uma antiga profecia de especial interesse pelos dirigentes da ordem.

O Monastério impressiona pela integridade gráfica em sua atmosfera sombria e pesadamente silenciosa. E também por ser o tipo de trabalho fora de padrões mercadológicos e assim escapa de imperativos como jumps, body count, reviravoltas. Até tem um pouco de cada desses ingredientes, mas os expõe de forma muito particular e adequada à atmosfera geral. Interessante que, sem pressa e arriscando-se ao incômodo no espectador que procura um terror-pop, o filme não atenua seu clima de claustro e nojinhos diversos como as pavorosas refeições dos monges e os enigmas lançados como a dúvida pela real intenção de Marek, os resultados dos exorcismos que foram praticados nas dependências do enorme monastério, e as manifestações sobrenaturais como as infiltrações de moscas e o insano amuleto que Marek encontra na parede. 

E as pistas vão levando a um caminho macabro que o filme vai cumprindo de forma idônea, mais preocupado com sua lógica interna do que com a satisfação ou o conforto do espectador. Apesar da encenação discreta em termos de ação e da fuga em compor um espetáculo sem apelações em ritmo e jumps, O Monastério entretém por sua integridade e ousadias.

Marek
Confere?... só eu?...

• Achei o Marek a cara do Gregório Duvivier!
• Pesadelo: o citado amuleto com olho ativo!
• Insano: os restos humanos indo pra fogueira.
• Melhor cena: o destino de Marek.
• Bug total: a inversão da conclusão!!!

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

o Monastério
... é tudo fake no cinema... menos a sua percepção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário