14 de abril de 2024

A Casa Que Jack Construiu

The House That Jack Built (EUA, 2018)

Diret Lars von Trier
Com Matt Dillon, Bruno Ganz, Sofie Grabol, Riley Keough, Siobhan Fallon Hogan, Uma Thurman, Jack McKenzie.

A Casa Que Jack Construiu

Trasheira de arte. Assustadora variante no tema serial-killer, por vezes difícil de acompanhar e que evolui amalucadamente para um final de fábula! Lars von Trier vem de uma carreira consagrada tanto na vanguarda quanto em reconhecimento público, então pode fazer fazer o que quiser e aqui ele deita e rola contando os afazeres de Jack (Matt Dillon), um frio e ardiloso sociopata.

Jack narra seus crimes – os que ele considera exemplares – para um acompanhante invisível, apenas identificado como Virgílio, e no processo temos uma composição de sua persona. Das ações sádicas desde a infância até a revelação de Virgílio (em clara referência à Divina Comédia), o filme é uma dolorosa revelação de solidão e desamparo. Jack não constrói, apenas consegue destruir. Seus projetos fracassados de casa, vistos ao longo do filme, são como tentativas de escape, de mudança – assim como a fuga pelas paredes do inferno. Dispensando moralismos místicos A Casa Que Jack Construiu é um drama gnóstico, um beco sem saída, um tormento tanto para vítimas como para carrascos.

O toque de mestre é  escalação de Matt Dillon como o assassino. Limitado, como sempre, na atuação e com sua simpatia nunca consolidada pela predileção por personagens marginalizados, Dillon está perfeito como o desprezível Jack. Interessante a curva dramática que parte da incômoda simpatia inicial que temos por ele, tolerando a irritante mulher na estrada, que se transforma no decorrer do filme e cresce em demência por sequências bizarras de violência explícita! Entre o violento e o humor macabro, como a sequência do corpo arrastado na estrada ou o cadáver do garoto sorrindo, A Casa Que Jack Construiu desconcerta até quem está habituado ao horror pop do mercado, especialmente em seu epílogo. Quando descoberto pela polícia, Jack "escapa" de realidade na única casa que foi capaz de erigir, e desce ao inferno, com referências a Gustave Doré e rios de fogo!

• Não olhe agora: mastectomia!!!
• Crueldade animal: cortando o pé do pato (espero que seja efeito!)
• Menção honrosa: Uma Thurman como a mulher chata na estrada.
• Menção honrosa 2: Bruno Ganz como um irônico e simpático Virgílio.

Expectativa 👿👿👿         Realidade 👿👿👿👿

The House That Jack Built

Nenhum comentário:

Postar um comentário