1 de abril de 2024

Drácula, A Última Viagem do Demeter

The Last Voyage of the Demeter (EUA, 2023)

Diret Andre Ovredal
Com Corey Hawkins, Liam Cunningham, Aisling Franciosi, Jon Jon Briones, Woody Norman, Javier Botet, David Dastmalchian, Chris Valley. 

Last Voyage of the Demeter

Melhor spinn-of do mundo? Se a moda pega teremos um monte de produções sobre o que não foi contado em inúmeros clássicos por aí. Já imaginou? O ócio e aventuras de Gollum escondido na montanha. A vida e amores na mulher da banheira do quarto 217. Glaeken, o guardião de O Fortim, teria tido outras missões em sua longa existência? Randolph Carter poderia voltar aos subterrâneos em busca do amigo desaparecido? São muitos, mas pode ser que nenhum se iguale a esta ótima sacada em contar a aventura, ou desventura, do cargueiro Demeter em sua travessia dos Cárpatos para a Inglaterra carregando uma misteriosa carga de caixotes cheios de terra, e mais alguma coisa junto...

Criando um roteiro esforçado para o intervalo narrativo em Dracula, justamente a tal viagem do cargueiro até a Inglaterra, o problema é que a história já é sabida: quem se esconde nos caixotes é o Conde Drácula e todo mundo vai virar ração antes da chegada da embarcação a seu destino. Então o roteiro faz o que pode para inventar conflitos e situações internas para preencher sua narrativa. E o faz muito bem! Apesar das convenções em surpresas, trilha sonora comum, e obviedades diversas (como a presença de Anna, para compor a história dos caixotes e seu dono), o filme cumpre muito bem seu tempo na posição de um terror-pipoca contemporâneo. A maior virtude é mesmo da direção de arte e sua ambientação noturna (o pessoal precisa ficar atento pois o vampiro ataca a cada noite), mas também merece menção o cuidado narrativo em um slow burn, a crescente curva dramática, da suspeita ao desespero, tudo muito bem conduzido pelo norueguês Andre Ovredal.

Last Voyage of the Demeter

Interessante que o filme faz uma viagem similar à do próprio Deméter: parte do convencional e corriqueiro filme de aventura marinha, repleta de presságios e desconfiança, para eventos inesperados e cruéis, como o destino do pequeno Tobby e a fuga do cozinheiro, até a escalada dos eventos finais. Tudo temperado por momentos genuinamente apavorantes como as aparições sorrateiras do vampiro pelas sombras do navio. Porém, em uma época em que a febre spinn-of assola a produção pop, fica questionável a opção final em fazer com que o doutor Clemens consiga escapar e se torne um stalker do vampiro quando em terras inglesas, deixando a porta aberta para uma sequência. Precisava disso?... Seja como for, The Last Voyage of the Demeter, é acima da média, é um show visual, é muito atmosférico e deve abrir portas ao diretor no mercado hollywoodiano.

• Coisa de pesadelo: o vampiro pousado na proa do bote de fuga!
• Menção honrosa: Javier Botet em mais uma impressionante caracterização!
• Destaque à figura do vampiro, claramente baseada em Nosferatu!
• Mais David Ovredal em: Troll Hunter, A Autópsia.

Expectativa 🦇🦇🦇        Realidade 🦇🦇🦇🦇

The Last Voyage of the Demeter
Sequência? Me chama....

Nenhum comentário:

Postar um comentário