14 de maio de 2022

Ultrasound

Ultrasound (EUA, 2021)

Diret Rob Schroeder
Com Vincent Kartheiser, Breeda Wool, Chelsea Lopez, Bob Stephenson, Tunde Adebimpe, Chris Gartin, Rainey Qualley, Porter Duong.

Ultrasound


Fake Life. Suspense e ficção de construção aflitiva e envolvente. O primeiro longa dirigido pelo produtor Schroeder foi feito para aqueles que adoram um filme de realidades alteradas e percepção oblíqua do real. Suposto real no caso. Partindo do clássico clichê do carro quebrado, acompanhamos o tormento de Glen depois que os pneus furam numa noite de chuva. Ele encontra socorro na casa de Art, um depressivo muito solícito, casado com uma esposa bem mais nova. E Art permite que Glen desfrute da casa, da comida, da bebida e até sugere que ele durma com sua esposa!!!

Ultrasound começa assim, propondo um deslocamento de leituras bastante incômodo. Glen não está totalmente adaptado aos súbitos favorecimentos, e as superfícies refletivas (assim como as mudanças de eixo de filmagem) vão lançando suspeitas para além das superfícies. E quando Cindy, a jovem esposa de Art, aparece grávida, a situação de Glen se confunde ainda mais e as superfícies se misturam com a entrada da doutora Shannon, dedicada e empenhada no caso de Glen. "Memórias erradas" e percepção distorcida da realidade se sucedem em um painel de instabilidade muito bem encenados, apesar do elenco mediano e produção modesta.

Para evitar spoilers basta acrescentar que Ultrasound desfila uma excelência em intriga de manipulação em camadas que vão acumulando, hipnotismo, condicionamento psicológico, tráfico de bebês e até intriga política. Talvez o filme devesse ter escolhido melhor um dos ingredientes que incorpora, para melhor impacto. Seja como for é um suspense impossível de parar de ver por suas revelações acumulativas e tensão crescente. Entre os ótimos momentos de sugestão: o show circense de hipnotismo, a fuga de Glen e Cindy, os pontos de fuga "kubrickianos", e o plano fixo em Glen enquanto as luzes do mundo real vão se alternando conforme sua percepção!

Ultrasound

Ultrasound

• Para bugar logo na abertura: a bandeja de café à beira da estrada!
• Frequências de ultrassom são utilizadas para alterar as percepções dos personagens.
• O encerramento, em cenário político, faz uma curiosa (e assustadora) sugestão sobre verdades e mentiras midiáticas.

Expectativa 🕪🕪     Realidade 🕪🕪🕪

Ultrasound
Sorria, você está sendo hipnotizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário