11 de junho de 2022

Corruption

Corruption (Inglaterra, 1968)

Diret Robert Hartford Davies
Com Peter Cushing, Sue Lloyd, Noel Trevarthen, Kate O'Mara, Wendy Varnals, Anthony Booth, David Lodge.

Corruption

Pérola estragada. Uma curiosidade em suspense nível B totalmente deslocado da boa média dos thrillers realizados no cinema britânico do período (veja aqui uma seleção). Visivelmente inspirado em Les Yeus Sans Visage, conta o tormento do doutor John Towan (Peter Cushing), um cirurgião renomado cuja jovem noiva Lynn Nolan (Sue Lloyd) sofre uma grave queimadura facial e precisa de uma cirurgia de reconstituição. Cushing consegue clandestinamente, a pele facial de uma jovem falecida, mas a operação, inicialmente bem sucedida, desanda na rejeição súbita, em plena viagem de férias. O dedicado doutor, então, precisa de tecido vivo para as transfusões posteriores!

E assim, o cirurgião se lança em uma série de crimes pelas noitadas da Swinging London, em busca de vítimas sucessivas para manter a face da jovem restaurada. A situação colapsa quando ele decide parar com os crimes, mas Lynn, em crescente desequilíbrio, o obriga a continuar.

Peter Cushing

Corruption é assim, uma bizarrice indescritível em seu nível desajeitado de apelação pulp, produção pobre, direção sem imaginação e elenco inexperiente. Coroam a esquisitice, as cenas de distorções angulares nas cenas de crime e a trilha sonora jazzística que não se encaixa em momento nenhum. Temos então uma raridade em nível B no pop britânico, uma produção que sempre cuidou bem de aspectos formais, aqui deixando para a história uma pérola doentia que resvala pelo cinema trash. A maior esquisitice é Peter Cushing entrando em uma das maiores enrascadas de sua carreira, em um momento de altos e baixos artísticos.

• A cena da prostituta está ausente em algumas edições e a versão topless com Mariane Morris (de As Filhas de Drácula) é mais difícil de se encontrar.
• Rindo sem querer: a cena de perseguição na praia, em velocidade alterada, ficou ridícula, acrescentando mais um toque de esquisitice ao conjunto.
• Destino pulp: o laser desgovernado picota o elenco no final!!!

Expectativa 😈😈         Realidade 😈

Corruption
Sorry dear, nem todo filme velho é clássico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário