20 de junho de 2022

O Mistério de Block Island

The Block Island Sound (EUA, 2020)

Diret Kevinn McManus, Matheus McManus
Com Chris Cheffield, Michaela McManus, Neville Archambault, Ryan O'Flanagan, Jim Cummings, Jeremy Holm.

The Block Island Sound

Abdução de roteirista. Cativante ficção envolvendo loucura e abdução em uma população costeira. Na comunidade de Rock Island estranhas ocorrências vão sendo notadas como morte em massa de aves e peixes. Harry é um jovem desajustado que começa a notar os estranhos transes de seu velho pai. Absorto em diversas ocasiões e saindo em seu barco para pescar no meio da madrugada, o velho Tom parece estar sob influência externa em ações aparentemente indecifráveis.

Com a visita de sua irmã Audry, acompanhada da jovem filha, Harry espera por um ajuste que não acontece, e o velho Tom continua em seus transes apavorantes no meio da noite. Harry, por sua vez, começa a experimentar distúrbios em sua percepção e também não tem como controlas suas próprias fugas marítimas noturnas. Por algum motivo ele se entrega a uma compulsão de levar companhia consigo no barco: bicho morto, cachorro, criança também serve... o motivo é um mistério, até que as levitações de abdução começam a acontecer. Gradualmente Harry pode estar se tornado uma ameaça a seus familiares!

The Block Island Sound é um exercício em estilo. Um suspense que experimenta com o conteúdo emocional e imersivo. Teria tido um resultado bem melhor com um protagonista mais simpático, mas foi o que deu. E na falta de um roteiro melhorzinho, os irmãos McManus tentaram, e conseguiram, um notável envolvimento no ritmo modesto da direção e construção pausada onde até os sobressaltos e inserções delirantes são discretas. Com as informações jogadas pausadamente e de forma sutil, o filme vai criando uma imensa insegurança, indo da loucura individualizada para a sugestão de uma força maior (ou uma força alienígena), que atua sobre a comunidade costeira, e talvez sobre outras regiões do planeta!

The Block Island Sound


• Pavoroso: as aparições do velho Tom repetindo palavras para Harry.
• Destaque à trilha sonora e sound design que, com seus sons opressivos e contínuos, cria uma atmosfera de insanidade bem eficiente. É o tal som de Block Island do título original.
• Sutileza: as superfícies oceânicas, esplendidamente fotografadas, criam uma eficiente sensação extra de instabilidade (talvez isso seja subjetivo demais, mas está lá!).

Expectativa 🛸🛸       Realidade 🛸🛸🛸

The Block Island Sound

Nenhum comentário:

Postar um comentário