5 de junho de 2022

The Sadness

The Sadness (Taiwan, 2021)

Diret Rob Jabbaz
Com Berant Zhu, Regina Lei, Tzu Chiang Wang, Ying-Ru Chen, Wei-Huan Lan, Ralf Chiu.

The Sadness


Demencial. Terror variante no tema de apocalipse-zumbi e um dos mais apavorantes dos últimos tempos. Centrando o drama no desencontro entre Jim e sua esposa Kat em meio a uma epidemia que enlouquece a população, The Sadness é uma aflitiva corrida pela sobrevivência no espaço urbano.

Enquanto Kat se desloca para o trabalho, Jim toma conhecimento de uma epidemia que se alastra rapidamente na região e causa o enlouquecimento no contaminado. Logo, multidões atacam os imunes em ondas de violência descontrolada e crescente. Mas a epidemia não bloqueia a razão – como seria regra em filmes do gênero – ela apenas aflora os instintos e o filme, por esse meio, lança uma contundente visão do meio social contemporâneo, repleto de dementes, tarados, enrustidos, que por justificativas mínimas são capazes de se lançar em um ataque ensandecido. Kim, por exemplo, não é contaminada, mas sua reação violenta contra seu atacante é sintoma de que alguma perigosa insatisfação está incubada nas relações sociais. E uma leitura um pouco mais ampla acaba por engolir o espectador junto: mesmo que saibamos fazer a devida leitura distanciada e fundamentada do filme, continuamos produzindo e consumindo catarticamente produtos como este. Todos frutos da mesma cultura...

Tecnicamente, o filme é um show de efeitos sangrentos, apavorantes em seu realismo e a alternância de movimentos frenéticos a alguns momentos estáticos e enquadramentos frontais cria um clima de extasiante loucura, raramente visto. Acrescentando alguns toques de humor, em especial no pronunciamento das autoridades (sintomático de nossa era), The Sadness alcança uma perfeição rara no fantástico contemporâneo.

Só pelo exercício nerd em possíveis referências, aqui temos: cabeça explodindo como Scanners, pescoço mastigado como Dawn of Dead, dedos cortados no tesourão como The Burning, banhos de sangue como em Braindead, olho vazado com em Story of Ricky, cabeça esmagada a extintor como em Irreversível e o demente close final como Laranja Mecânica.

• Melhor cena: o pronunciamento oficial das autoridades.
• Melhor personagem: a anciã do início!
• Novidade: estupro ocular!!!!!
• Sufocante: o banho de sangue no metrô!
• Morte linda: o citado esmagamento craniano a extintor!
• Menção honrosa para a insana trilha sonora!

Expectativa 🩸🩸      Realidade 🩸🩸🩸🩸

The Sadness


Nenhum comentário:

Postar um comentário