14 de julho de 2022

Feitiço de Amor e Outros Contos - o pioneirismo fantástico de Ludwig Tieck

Ludwig Tieck

O jovem caçador não se admirou nem um pouco, apenas apressou as passadas para o lado da Montanha das Runas, tudo o atraía naquela direção, as estrelas como que lhe indicavam a trilha a seguir, a lua com um facho de luminosidade mostrava as ruínas, nuvens resplandecentes migravam ao alto e do fundo dos vales as águas e as florestas murmurantes lhe insuflavam coragem.

Feitiço de Amor é uma coletânea de seis contos do romancista alemão Johan Ludwig Tieck, contemporâneo de E. T. A. Hoffmann que, partindo de elementos folclóricos, precedeu o fantástico literário e até mesmo o surrealismo! Os seis contos aqui selecionados fizeram parte da coletânea chamada Phantasus, escrita pelo autor entre 1812 e 1816. Partindo do imaginário folclórico, o autor cria narrativas inovativas e surpreendentes como a de O Loiro Eckbert que faz uma curiosa alternância de protagonistas e faz o inconsciente dos personagens interferir na percepção do seu mundo real! 

Isso deu um golpe fatal na mente, no juízo de Eckbert, ele não conseguia encontra a chave do enigma: estaria sonhando agora ou teria sonhado outrora com uma mulher chamada Bertha, as coisas mais fantásticas mesclavam-se às mais banais, o mundo ao seu redor estava enfeitiçado, e ele não era capaz de qualquer pensamento, de qualquer recordação.

Ou O Cálice cuja inserção de sobrenatural – nos poderes mágicos do cálice – não interfere no destino dos personagens, em uma estrutura ousada e surpreendente para uma narrativa fantástica. 

De imediato, um tremor violento sacudiu a sutil imagem, a cabeça e o corpo se cindiram em mil linhas confusas, uma rosa vermelha jazia ao pé do cálice espelhando ainda o encantador sorriso. Ferdinand a pegou com um gesto ardente, apertou-a contra os lábios, mas sob a pressão da ânsia ardente, ela feneceu e se esvaiu no ar.

Anterior a Dunsany e até mesmo a O Homem de Areia de Hoffman, o simbolismo das situações e o encantamento das descrições do autor são a tônica das narrativas em todos os contos, mesmo em passagens corriqueiras.

Enquanto ele cantava, o sol descia ao horizonte e longas sombras tombavam perpendiculares pelo estreito vale. O frescor do crepúsculo se espraiava rente ao chão e agora somente os cimos da árvores, bem como os arredondados picos das montanhas refletiam dourados a luz da tarde.

Os Elfos é a história mais encantadora em sua assumida fantasia folclórica, contando a aventura de uma garota que faz amizade com uma menina-elfa e passa uma temporada na companhia de sua comunidade, mas o conto não evita um toque trágico em sua conclusão.
Com suas ousadias formais, fortes evocações visuais e desconcertante uso da fantasia, Feitiço de Amor e Outros Contos é uma imprescindível amostra de um autor pouco conhecido no Brasil e um importante registro para os interessados nas raízes da literatura fantástica.


O Loiro Eckbert
A Montanha das Runas
Os Elfos
Feitiço de Amor
O Cálice
Eckart Fiel e Tannenhauser

Leitura Radical
Um pouco restrito ao formato de fábulas.
Leitura Passional
Ousadias formais adiante de sua época.
_______________________
Feitiço de Amor e Outros Contos
Ludwig Tieck, 1816
Editora Hedra, 2009
220 páginas

Ludwig Tieck

Nenhum comentário:

Postar um comentário