17 de outubro de 2022

Lar dos Esquecidos

Old People (Alemanha, 2022)

Diret Andy Fetscher
Com Melika Faroutan, Otto Emil Koch, Bianca Nawrath, Louie Betton, Paul FaBnatch, Daniela Galbo, Gerhard Bos, Maxine Kazis.

Lar dos Esquecidos

Apocalipse geriátrico. Suspense interessante que surpreende na integridade gráfica, mas em uma premissa que nem é tão original. Ella vive uma crise de longo prazo pela separação do marido e guarda de seus dois filhos, o pequeno Noah e a adolescente Laura. Ella visita a irmã Sanna, na ocasião de seu casamento, em uma cidade interiorana e quando buscam o velho patriarca da família em uma casa de repouso, deparam-se com o que pode ser uma epidemia que altera o comportamento dos idosos tornando-os raivosos e agressivos.

Logo a situação escala para um habitual filme de zumbis, com pessoas sitiadas em casa e os velhos atacando em massa. E o que poderia ser uma espécie de drama fantástico sobre segregação a terceira idade, acaba tomando ares de um terror corriqueiro, talvez até de uma sátira macabra da denuncia que assume. Sem aprofundamentos ou nem mesmo em tentar fundamentar melhor a demência que acomete os idosos, Old People acaba virando um terror que impressiona apenas por sua qualidade visual. O filme é quase todo passado à noite e com iluminação mínima. A imersão atmosférica é exemplar e apavorante, servindo muito bem à construção climática sufocante.

Em uma leitura um pouco mais aprofundada, Old People talvez tenha tentado alertar para o abismo que separa gerações mais tradicionalistas dos novos posicionamentos sociais. O casamento de Sanna com um descendente de indianos pode ser uma pista, ou um dado a mais, nos distanciamentos comportamentais que o filme parece sugerir. E como não há menção a contaminação, ou mordidas fatais, ou poderes extras de resistência física, parece que a entrelinha do filme é mesmo uma ilustração de conflito comportamental do qual apenas as novas gerações escaparão. Pena que o filme parece ter se perdido em um suspense habitual no gênero zumbi-apocalipse sem aprofundar sua possível contundência ou denúncia. Pelo menos é forte o suficiente para prender a atenção em sua atmosfera sombria e lentidão mortiça.

• Comovente e apavorante: a situação de abandono no asilo.
• Sem noção: a velha mastigando os cabos elétricos.
• Sugestão de apocalipse: o cenário urbano, logo na abertura.
• Melhor cena: o levante e ataque ao funcionário do asilo.
• Referência: os velhos se aglomeram em volta da casa como living-deads.
• Denúncia: "Quando você olha para mim, o que vê? Um ser humano ou um animal?"

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Lar dos Esquecidos

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