19 de outubro de 2022

Os Órfãos

The Turning (EUA, 2020)

Diret Floria Sigismondi
Com Mackenzie Davis, Brooklynn Prince, Finn Wolfhard, Barbara Marten, Kim Adis, Joely Richardson, Niall Greig Fulton.

The Turning

Decadentismo contemporâneo. Controvérsias e apedrejamentos à vista nesta adaptação do clássico A Outra Volta do Parafuso/Os Inocentes. É o primeiro longa da diretora italiana Floria Sigismondi, com carreira em vídeos musicais, e talvez a adaptação de obra tão importante ao fantástico tenha sido uma ousadia muito arriscada. Para não dizer, uma pretensão reprovável.

A história conhecida é adaptada para os anos 90 e conta o tormento da jovem Kate que aceita o trabalho de tutora do jovem Niles e da pequena Flora, no imenso casarão onde residem. Os dois perderam os pais, estão sob os cuidados de uma senhora caseira que atende a família há anos e nenhuma das tutoras contratadas fica muito tempo no local. E logo Kate irá suspeitar de que algo mais habita o local e desconfia que os jovens irmãos sabem mais do que se supõe, e podem estar sendo ameaçados...

Baseado na novela de Henry James, de 1898, e no clássico dirigido por Jack Clayton em 1961, The Turning é um risco profissional como poucos. Tecnicamente o filme é um primor em sua construção de imagens e sucessão narrativa. O elenco simpático também segura muito bem o drama, especialmente Mackenzie Davis como Kate e Brooklynn Prince como a pequena Flora, e a imersão atmosférica é ótima. Então o que há de errado com o filme? Talvez nada, mas o deslocamento da ambiência clássica para o pop corriqueiro da era-Netflix pode não ter sido uma boa estratégia. É uma questão formal de inadaptação entre as necessidades mercadológicas atuais e a reverência a sutilezas que caracterizaram as narrativas anteriores. Basta comparar momentos como os sustos em pesadelos e a sutileza do manequim com cara de gente... E o filme sofre por esses contrastes, com alguns jumps banais, com a necessidade de naturalismo nas ações e com as óbvias reviravoltas (turnings) como na suspeita pela crescente loucura de Kate, já insinuada no confinamento de sua mãe.

The Turning

Apesar da ótima atmosfera, da notável perfeição estética e mesmo considerando que suas virtudes quase superam suas falhas, The Turning talvez devesse ter sido deixado em seu passado histórico, ou a produção poderia ter optado por uma variação menos direta aos clássicos que o precedem.

• Pior atualização: Niles é um roqueiro enrustido.
• Melhor cena: o esconde-esconde com lanternas!
• Referências: as aparição na janela e à beira do lago.
• Arrepiante: as mãos sobre Kate!
• Pavor: Kate cai no lago!

Expectativa 👿👿        Realidade 👿👿👿

The Turning

Nenhum comentário:

Postar um comentário