25 de dezembro de 2022

Danza Macabra

Danza Macabra (Itália, 1964)

Diret Antonio Margheriti
Com Barbara Steele, Georges Riviere, Margrete Robsaham, Arturo Dominici, Silvano Tranquilli, Umberto Raho.

Danza Macabra

Os olhos de Barbara! Simples assim: um clássico do gótico italiano! Entre inúmeras produções no gênero impulsionadas pelo êxito de A Máscara do Demônio de Mario Bava, esta produção parte de um conto de Edgar Allan Poe e desenvolve uma estrutura muito peculiar de narrativa. A história é bastante simples e lembra um dos inúmeros contos de literatura fantástica em sua construção.

Alan é um jornalista do periódico Times que encontra o escritor Edgar Allan Poe em uma estalagem em uma conversa com o Lord Blackwood. O barão o convida para o desafio de passar uma noite em seu castelo justamente na Noite dos Mortos, uma noite em que todas as almas que ali morreram voltam e revivem seus destinos. O cético jornalista aceita o desafio disposto a escrever um artigo e descobrir a verdade sobre os possíveis truques de enganação do Lord, mas quando conhece Elisabeth seus sentidos e percepção se alteram. Alan pode ser o próximo desavisado a ser tragado pelas forças do local se se deixar levar pelos encantos de Elisabeth!

Danza Macabra

Então este Danza Macabra parte dessa situação simplória para tentar um formato bastante original de narrativa e forma geral. Da obviedade da situação de abertura, às andanças pelo casarão, até as revelações-surpresa e o choque final, o filme alterna incrivelmente bem seus ingredientes. A começar pelas infinitas andanças solitárias do jornalista pelos ambientes, a imersão atmosférica antecipa os futuros filmes-happening como em Jean Rollin. Alan testemunha as vidas que por ali passaram como em um filme de episódios. E o conjunto é temperado por surpresas diversas, como a violenta apunhalada em Elisabeth, insinuações de lesbianismo, um cadáver respirando na tumba, e até o vampirismo revelado nem é usado como possibilidade de potencializar a narrativa, afinal o assunto do filme é o entorpecimento causado pelo ambiente. Dessa forma, a pobreza do argumento original ganha uma sofisticação formal notável, além de força imersiva quase hipnótica. Se isso tudo se deu por talento artístico ou vale-tudo de produção, jamais saberemos... 

Danza Macabra

O importante é que Danza Macabra se mantém historicamente como um grande representante dos góticos de seu período. Se você perdoar a direção antiquada nos pronunciamentos solenes dos mortos, certamente vai se deliciar com o clima mórbido, a incrível fotografia climática, a escuridão constante e Barbara Steele mais bela do que nunca.

• Em inglês: Castle of Blood.
• Um pouco de timeline: Edgar Allan Poe narra Berenice (4'). Mãozinha no ombro (26'). Dr Carmus entra para explicar as coisas (44'). Os mortos voltam ao salão de festas como no Overlook Hotel (51'10"). Voyerismo (56'30"). Cadáver respira na tumba (1:10'). Vampirismo (1:12'). Passagem secreta na cripta (1:24'). O adeus de Elizabeth (1:25:30").
• Menção desonrosa: O veterano Silvano Tranquilli, de inúmeras produções B italianas, faz aqui um E. A. Poe com a pior caracterização possível do escritor.

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈😈

Danza Macabra
...mais do que Elvira, mais do que Mortícia: Barbara Steele!

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