11 de dezembro de 2022

Killer Fish

Killer Fish (EUA, Itália, Brasil, 1979)

Diret Antonio Margheriti
Com Lee Majors, Karen Black, James Franciscus, Margaux Hemingway, Anthony Steffen, Marisa Berenson, Roy Brochsmith, Frank Pesce, Fabio Sabag, Jorge Cherques.

Killer Fish

A grande aventura do cinema. Na onda dos filmes catástrofes e natureza assassina, vinda depois de Tubarão, Piranha, Orca, etc., este teve a curiosidade de ter sido filmado em Angra dos Reis e integrou equipe mista. Lee Majors lidera um grande roubo de joias com sua quadrilha internacional, mas as joias são "arquivadas" em recipientes e submersos em um lago enquanto a quadrilha despista autoridades em uma aparente temporada tropical. O perigo é que quando tentam resgatar as joias descobrem que o lago, limitado por uma barragem, está infestado de piranhas.

Killer Fish marcou época em nosso mercado – assim como Moonraker do mesmo ano – pela presença de astros gringos filmando em terras brazucas! Claro que isso não iria dar certo e mais perigoso do que enfrentar piranhas é o enfrentamento de equipes mistas em uma produção dessas. E o filme inverte assombrosamente tudo o que uma produção de porte poderia ter em sua proposta épico-explosiva! A curiosidade maior é que Killer Fish imerge os sentidos pelo que tem de desvirtuado. É uma experiência única em cinema ficar constatando os erros em cena mais do que se deixar levar pela narrativa. Seria inútil compará-lo desfavoravelmente a produções na mesma proposta e que deram certo, mas é curioso assisti-lo junto a filmes como Treasure of Amazon, que também prende a atenção pelo equívoco formal. Killer Fish tem diversos pontos favoráveis alternados a tropeços imperdoáveis, compondo assim um todo de segmentos desnivelados em qualidade de produção devido à mistura de equipes de experiências profissionais distintas. É de fazer qualquer estudante de cinema pensar duas ou três vezes antes de se aventurar na profissão. O risco a que os profissionais se expõem (como ocorre com os filmes trash) chega a ser comovente em uma empreitada desse porte. 

Então veja lá o desarranjo entre coisas mal aproveitadas como os efeitos de miniaturas em explosões e enxurradas, as encenações mais "fazendo pose" do que sendo realmente dirigidas dramaticamente, além dos figurantes desajeitados, e a breguice geral do "exotismo tropical" com suas mobílias de bambu, cadeiras de vime e vadiagem à beira de piscinas. Tecnicamente são notáveis os desníveis em fotografia, iluminação e especialmente os problemas em acústica e captação de diálogos e o elenco feminino com os piores figurinos. Perdendo um tempo enorme entre intrigas amorosas e entre os integrantes pelas pedras preciosas, o "peixe assassino" do título chega a ficar esquecido por quem assiste: a primeira morte só ocorre a mais de meia hora de filme.

Killer Fish

No elenco de gringos, "avermelhados" pelo calor tropical, temos James Franciscus jogando gamão com Fabio Sabag, Lee Majors fazendo biquinho o tempo todo, Karen Black despenteada o filme todo, Jorge Cherques desfilando de camisa safari fazendo o investigador, e Margaux Hemingway, que vinha do sucesso de Lipstick (A Violentada), nunca mais se recuperou do desastre como a modelo que namora Majors. A surpresa fica por conta de Anthony Steffen, que parece escapar da vergonha geral e passa pelo filme como se estivesse em um dia normal no cinema B.

• Melhor cena: o fotógrafo balofo virando ração de piranha!
• Melhor fiasco: o tufão que parece um rabisco sobre a película!!!
Tour de force ruim: Karen Black dá chilique ao sair da represa (55'40")!
• Faltou combinar: o barco "balança" e só o James Franciscus pula (1:05'40")!
• Alguns efeitos em miniatura ficaram ótimos e poderiam ter sido melhor aproveitados.
• Diálogo étnico: Lee Majors "O que é isso?", Marisa Berenson: "Macumba!"
• Nostalgia: o DC-10 da Varig!
• Catástrofe: o tufão derruba a barragem e as piranhas escapam pelas águas da região. Águas doces, águas salgadas, qualquer água...
• Lee Majors pula na águas duas vezes, é mordido e não morre! Ameaças terceiro-mundistas não matam um herói gringo!

Expectativa 🐟      Realidade 🐟🐟

Killer Fish

Nenhum comentário:

Postar um comentário