29 de agosto de 2021

Treasure of the Amazon

Treasure of the Amazon (México-EUA, 1985)

Diret René Cardona Jr
Com Stuart Whitman, Bradford Dillman, Donald Pleasence, Ann Sidney, Sonia Infante, John Ireland, Hugo Stiglitz, Emilio Fernandez, Jorge Luke.

Treasure of the Amazon

Cinema de aventura. Literalmente "de aventura", esta é uma das produções mais caprichadas do diretor mexicano René Cardona Jr. Na tradição cinematográfica do improviso de produção que caracterizou o cinema do clã Cardona – pai, filho e neto – esta jungle adventure se saiu muito bem. Isto é: para um bom entendedor em cinema B, Treasure of the Amazon, apesar da flagrante breguice, surpreende em seus bons enquadramentos, foto em autenticidade satisfatória, e até a trilha musical velha-guarda se adequa ao show de erros e acertos.

A história mínima é sobre diversos aventureiros em busca de uma fortuna em diamantes nas selvas amazônicas, em uma região dominada por caçadores de cabeças. No elenco de altos e baixos, Stuart Whitman é Gringo, um aventureiro que perdeu os parceiros para os caçadores e serve de guia a dois ambiciosos contratantes, Bradford Dillman é um piloto que quase nem interfere na aventura, Donald Pleasence é um ex-nazi interessado no tesouro para reativar o III Reich na América do Sul, Emílio Fernandez (o General Mapache de Wild Bunch) é o líder de uma comunidade armada, Hugo Stiglitz dirige um barco de transportes pela região e o veterano John Ireland é um padre que não dispensa pagamentos por algum serviço.

Treasure of the Amazon

O mais divertido de tudo acaba sendo checar o eterno risco profissional e financeiro dos que se aventuram na vida cinematográfica. O abismo entre o fiasco e o sucesso é demais evidente em filmes com este que, provavelmente, está entre os melhores do diretor Cardona Jr, seja lá o que isso signifique. Treasure of the Amazon é primoroso em enquadramentos bem feitos, muitos com atores e animais em cena, sem aquela recorrência barata de usar cenas de arquivos documentais. Tem locações autênticas, em selvas mexicanas, em um acabamento gráfico suficiente e que sustenta muito bem os noventa minutos de narrativa. E sofre da péssima direção de atores. Imagine Stuart Whitman, com aquela cara de mendigo bebum, e Bradford Dillman tentando interpretar, além da inglesa Ann Sidney (Miss Mundo, 1964) atuando em modo novela das sete, para ter uma ideia da aventura em corda bamba em que o filme balança. Tentando parecer uma daquelas mega-produções com grande elenco, o filme fica no estreito e muito visível limite entre a decência cinematográfica e um monumental tour-de-force brega. 

O resultado é um épico B, destinado aos entusiastas do cinema ruim e uma valiosa lição de casa aos estudantes interessados em conferir as armadilhas da arte cinematográfica.

• Momento Lucio Fulci: a morte por caranguejos.
• Hora de terror: as decapitações sangrentas.
• Nada a ver: as três novinhas que aparecem no final para ficar com Gringo!

Expectativa 😈        Realidade 😈😈

Treasure of the Amazon
Melhor amigo de uma garota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário