22 de agosto de 2021

The Superdeep

The Superdeep (Russia, 2020)

Diret Arseny Syuhin
Com Milena Radulovic, Sergey Ivanyuk, Nikolay Kovbas, Vadim Demchog, Darya Chagal, Albina Chaykina.

Superdeep

Novo design de fungos. Suspense, body-horror e apocalipse no mesmo pacote. Anna é uma infectologista que trabalha para militares e é convocada para auxiliar uma equipe de cientistas em uma base subterrânea na Antártida. A equipe prévia teve misteriosos quadros de loucura e infecção e uma avaliação da situação, assim como o resgate desse pessoal, é uma necessidade urgente para os responsáveis. Mas o incidente esconde uma tragédia bem maior: um fungo liberado pelo derretimento de geleiras vem provocando a degeneração física dos infectados e se o fungo alcançar a superfície pode se alastrar descontroladamente.

E o filme aposta na claustrofobia suprema como elemento básico da encenação ao confinar os personagens na base Kola Superdeep, a doze mil metros de profundidade, e gradualmente revelar a degeneração física e mental de alguns dos envolvidos. Quando a equipe resgata Olga, uma das cientistas em serviço nos pisos inferiores da estação e estuda a infecção que toma seu corpo, compreende que a letalidade do fungo pode exterminar a raça humana.

Superdeep tem produção de primeira e notável eficiência estética em sua clausura subterrânea, além de uma progressão agoniante na perfeita dosagem de suspense, revelações e efeitos. Anna precisa coletar amostras da contaminação e o pesadelo revelado em suas descobertas conduz a narrativa a uma situação limite. Se a missão resgatar a equipe isolada nos pisos inferiores pode estar liberando corpos infectados. Mas nesta era em que o formato consagrado em cinema-pop recorre ao modelo do filme-adrenalina, Superdeep tropeça em não se render a alguns imperativos. Algumas sequências de ação limite ao final falham no rendimento aflitivo e comprometem um pouco os 110 minutos de filme. Seja como for a produção se salva por sua história apocalíptica, sua produção na tradição B, toda rodada em internas, e eficiência climática, tudo em sintonia com medos contemporâneos.

• Pavor anunciado: Olga saindo das trevas.
• Aflição: os dedinhos de Olga dobrando errado.
• Simpatia classe B: a criatura feita de emendas humanas!
Full circle: Anna com a granada na mão tentando dar o recado.
• Junto a Annihilation, inaugurou a categoria design de fungos.

Expectativa 😈😈😈       Realidade 😈😈😈

Superdeep

Nenhum comentário:

Postar um comentário