17 de junho de 2023

A Vingança de Lady Morgan

La Vendetta di Lady Morgan (Itália, 1965)

Diret Massimo Pupillo
Com Barbara Nelli, Erika Blanc, Paul Muller, Gordon Mitchell, Michel Forain, Carlo Kechler, Edith MacGoven.

Vendetta di Lady Morgan

Old almost Gold. Ao menos culturalmente a internet proporcionou a circulação de peças raras que foram ficando esquecidas nas revisões históricas, ou nem mesmo haviam recebido a devida atenção, passada sua época de exposição em telonas e telinhas. Este suspense sobrenatural é um caso clássico de filme esquecido injustamente, mas que ficou tão marcado por sua época, que hoje só vale como curiosidade saudosista.

Pertencendo à época de ouro dos euro-góticos, A Vigança de Lady Morgan é datado e envelheceu mal, mas guarda seu charme simplório e folhetinesco das fotonovelas e livretos pulp. E considerando o circuito B do gótico italiano, este filme fica ainda em segundo plano pela ausência de nomes de destaque em sua produção. Mas A Vingança de Lady Morgan não merece o esquecimento principalmente por seu roteiro indulgentemente cruel!

A jovem Susan Blackhouse tem seu casamento com o suspeito Sir Harold nos planos de seu tio. Susan rejeita o compromisso por seu amor ao jovem Pierre e a saída de Harold é encomendar o sumiço de Pierre para consumar seu casamento e herdar a fortuna da família Blackhouse. Até aí, o filme seria apenas uma clássica trama de intriga em clima vitoriano, mas o plano de Harold, incentivado pela pérfida Lillian (Erika Blanc), reserva um destino ainda mais macabro para a pobre Susan. E a trama segue de forma inusitada em sua progressão doentia tratada como casualidade! Entre o mundo dos vivos e dos mortos, Susan recebe o amado Pierre de volta ao castelo da família e arma uma vingança assombrando o casarão até enlouquecer os que se uniram contra ela e o tio.

Vendetta di Lady Morgan

Vendetta di Lady Morgan

No elenco de caras frequentes do pop italiano, temos a vilania aristocrática de Paul Muller, o eterno mau-caráter Gordon Mitchel, de inúmeros faroestes e filmes de gladiador, e um dos primeiros destaques de Erika Blanc, que seria a primeira Emanuelle do cinema em Io Emmanuelle (1969). E curiosamente, os três maiores nomes do elenco são vilões! Simplório e descarado em sua progressão narrativa, até o inesperado final, A Vingança de Lady Morgan pode ser um divertido estudo para aspirantes a roteirista.

• Explicitação: Gordon Mitchel desfigurado pelos cascos de cavalo!
• Surpresa: Susan em transe na balaustrada do castelo!
• Romance macabro: o espírito de Susan reencontra o amado Pierre! (50 min)
• Show fotográfico: andanças pelo velho castelo.
• Equipe sob pseudônimos, inclusive a trilha de Peter O'Millian, ninguém menos que Piero Umiliani (Mr. Ma-Nah-Ma-Nah!)
• Efeitos nível teatrinho: Gordon Mitchel luta contra os "eventos sobrenaturais" no salão! (1h03min)

Expectativa 👿        Realidade 👿👿

Vendetta di Lady Morgan

Nenhum comentário:

Postar um comentário