6 de junho de 2023

The Banishing

The Banishing (Reino Unido, 2020)

Diret Christopher Smith
Com Jessica Brown Findlay, Sean Harris, Anya McKenna Bruce, John Heffernan, John Lynch, Jason Thorpe, Jean St. Clair.

The Banishing

Duelo de verdades. Terror refinado que encanta visualmente em sua reconstrução de época e elegância narrativa. Nos anos 30, às vésperas da Segunda Guerra, a ascensão do partido nazista é evidente e apavora a Europa, Marianne acaba de se casar com o vigário Linus e com ele vai morar em seu casarão. Adelaide, filha de Marianne de um caso traumático, se encanta pelo local, mas logo passa a ter se comportamento alterado por eventos passados e que ainda assombram a casa.

Jogos de poder e duelo de verdades temperam o que poderia ser apenas mais um filme de casa assombrada. Com o pastor Linus sob a orientação (e sob as ordens) do misterioso Malachia, que tem ligações com o poder em ascensão, e a comunidade ao redor sabendo dos rituais macabros que foram praticados na mansão, criam o embate de forças que pode destruir a união do casal. Mas com o avanço dos desequilíbrios da jovem Adelaide e de Linus, resta a Marianne buscar ajuda com Harry (Sean Harris, o Salomon Lane de Missão Impossível), um excêntrico estudioso de ocultismo que conhece as articulações do ardiloso Malachia.

Mas nem tudo é ameaça externa, ou assombração, Linus tem seus conflitos entre a devoção religiosa e a consumação do casamento com a atraente esposa, a jovem Adelaide tem o distanciamento com a mãe e Marianne tem seus segredos traumáticos de uma estadia clínica. A casa sabe e vai usar esses traumas a seu favor!

The Banishing

The Banishing começa melhor do que termina, mas tem uma atmosfera tão boa na construção do mistério que é impossível não se deixar levar, além de memoráveis bugs visuais como as várias Mariannes penduradas na parede ou as cenas do espelho! Seu problema maior pode ser um final anticlimático, menos dinâmico do que se espera pela média do gênero. Mas é um problema menor. Evitando a histeria, nojinhos e jumps em que o fantástico se viciou, The Banishing é um terror mais voltado para o mistério e fantasia, navega fora da concorrência do pop mercadológico e cumpre sua proposta sem alarde. 

• Destaque: o espelho com delay!
• Menção honrosa: os subsolos mais pavorosos!
• Grande cena: Adelaide entra no espelho!
• O diretor Christopher Smith tem mais coisas interessantes na carreira, confira, Creep, Triangle, Black Death e Consecration.

Expectativa 👿👿      Realidade 👿👿👿

The Banishing

Nenhum comentário:

Postar um comentário