19 de junho de 2023

A Garota do Terceiro Andar

Girl on the Third Floor (EUA, 2019)

Diret Travis Stevens
Com Phil Brooks, Trieste Kelly Dunn, Sarah Brooks, Elissa Dowling, Trevis Delgado.

Girl on the Third Floor

Belo tropeço. Terror ambicioso (ou seria pretensioso?) que tropeça em si mesmo na tentativa de inovar em narrativa, mas merece seu crédito pelo resultado intrigante. Don Koch está tentando vida nova com sua esposa, que está grávida. A situação promete uma estabilidade definita para os dois desajustados e para essa vida nova Don compra uma casa em outra cidade e se empenha em sua reforma.

Mas a construção tem seus segredos, a comunidade ao redor bem sabe da reputação do local que foi um bordel e oculta crimes em sua história! Don sofre diariamente, antes da chegada da esposa, com as paredes que ocultam detritos diversos, os canos encardidos e as substâncias que são ejetadas de orifícios de tomadas e interruptores. Suas suspeitas aumentam quando o teto falso cede e revela uma sacada que funcionava internamente na casa. E para complicar, Sarah, uma bela visitante, ronda o local provocando o mulherengo Don e deixando clara sua estranha capacidade de entrar e sair da casa e aparecer pelos cômodos quando bem quiser...

Produzido nos moldes minimalistas de tempos pandêmicos, o filme tropeça imediatamente em dois problemas: estica demais sua situação inicial e repete sugestões e mistérios internos, como as bolinhas de vidro que circulam e a entidade deformada que se esconde pelas paredes. Ainda assim, é possível entrar na brincadeira que mais aprece uma versão "primo pobre" de O Iluminado, especialmente quando a casa manifesta seu passado revelando as atividades do famoso bordel que ali funcionava. No elenco, o mala Phil Brooks dá conta direitinho de seu papel como o irritadiço mulherengo que dispensa a simpatia do espectador e cede gradualmente à loucura imposta pelo local. Brooks funciona como o condutor emocional de eventos que escalam para a demência. Quanto mais ele se prejudica, melhor o filme vai ficando! Girl on the Thrid Floor fica então nessa linha estreita entre a produção ambiciosa e a pretensão do produtor Travis Stevens, estreando aqui na direção e com pelo menos mais dois filmes de horror no currículo, depois deste. 

E para nós aqui sentados com a pipoca na mão, o que resta? Resta curtir o melhor possível este terror mediano que, se não é surpreendente, ao menos não faz tão feio como muita coisa despejada no mercado pelas vias do streaming. Entre momentos humorados e nojinhos frequentes, Girl on the Third Floor pode cumprir uma sessão bacaninha em horror-aperitivo.

• Melhor cena: Don insere uma mini-cam entre as paredes até descobrir algo vivo ali!
• Destaque: a medonha entidade de face destruída!
• Doeu em mim: bolinha de vidro sob a pele, extraída a estilete!!!
• Pet horror: o cão morto na máquina de lavar!
• Pra mim não ficou claro: seria a vizinha também uma entidade?...

Expectativa 🏠🏠         Realidade 🏠🏠

Girl on the Third Floor

Nenhum comentário:

Postar um comentário