16 de dezembro de 2023

Tempo

Old (EUA, 2021)

Diret M. Night Shyamalan
Com Gael Garcia Bernal, Vicky Krieps, Nikki Amuka Bird, Ken Leung, Rufus Sewell, Abbey Lee, Nolan River, Alexa Swinton, Embeth Davidtz, Emun Elliot, Thomasin McKenzie, Alex Wolff.

Old

Time waits for no one. Na galeria de filmes do badalado diretor indiano este fica em uma média boa. Cá entre nós, sempre achei os filmes de Shyamalan meio pretensiosos e posando de sérios sem necessidade disso. "Exploitation de arte". Mas seria natural que, como muitos parceiros de carreira, ele tivesse seus altos e baixos. Neste suspense sobrenatural o mérito maior é a condução narrativa consistente por acontecimentos inexplicáveis.

Quando Guy e Prisca estão passando por uma crise matrimonial, decidem passar uma temporada em um resort à beira mar e levar junto seus dois filhos Trent e Maddox. Pode ser um tempo proveitoso na reativação da relação e quando no local são informados de um recanto paradisíaco, isolado por uma formação rochosa, e são convidados a uma visita ao local. Assim, um grupo reduzido de visitantes do resort se encontra na pequena baía. E os problemas começam... alterações misteriosas tomam o corpo e a mente dos presentes de forma irrefreável, o tempo parece estar aplicando peças em todos e as tentativas de voltar à trilha que os conduziu parecem não funcionar. O caminho entre as altas rochas os leva de volta à praia. E quando os dois filhos de Guy e Prisca começam a crescer em um tempo absurdamente curto, o pânico se instaura no grupo de turistas.

No decorrer da aflitiva aventura, Tempo vai acumulando traumas e problemas corriqueiros à vida, mas com o apavorante diferencial de estarem condicionados a um intervalo de tempo de um dia! Assim, diversos traumas humanos comuns vão se manifestando no grupo em uma sequência atordoante. Da simples constatação do crescimento dos filhos, o grupo vai enfrentando males maiores, doenças, falências físicas e mentais e finalmente, a ameaça da morte! A grande virtude de Tempo é a direção concisa que não perde o rumo em momento algum e vai acumulando pavores, dúvidas e medos em um conjunto bastante incômodo, justamente por empregar inseguranças humanas básicas que se mostram preocupantes em conjunto. A receita é ótima e parece estar caracterizando diversas produções do fantástico atual.

• Morte à espreita: o ponto de vista da câmera, de dentro do corpo decomposto!
• Última chance: Trent e Maddox tentam escapar nadando sob os corais!
• Momento Hitchcock: o diretor faz sua habitual participação, como o motorista da van que conduz os turistas à praia.

Expectativa ⏳⏳⏳         Realidade ⏳⏳⏳

Old

Nenhum comentário:

Postar um comentário