18 de dezembro de 2023

O Mundo Depois de Nós

Leave the World Behind (EUA, 2023)

Diret Sam Esmail
Com Julia Roberts, Ethan Hawke, Mahershala Ali, Myhala, Farrah Mackenzie, Charlie Evans, Kevin Bacon.

Leave the World Behind


Apocalipse sensorial. Um dos mais incômodos e apavorantes thrillers da atualidade! O Mundo Depois de Nós reforça uma espécie de subgênero atual onde medos e traumas da contemporaneidade são as bases da narrativa. O medo não é mais da morte e sim da instabilidade, da incerteza, da mudança.

Amanda Sanford (Julia Roberts) acorda certa manhã disposta a passar uma temporada em uma casa alugada longe da metrópole. Faz as malas e comunica a família: seu esposo e dois filhos. O local é paradisíaco, a casa dos sonhos, mas logo que se acomodam, as coisas começam a se desarranjar ao redor: seus celulares ficam sem sinal, as TVs não parecem exibir seus noticiários corretamente, um barco petroleiro invade a praia (!!!) e assim que o dono da casa, acompanhado da filha adolescente, aparece no meio da noite como se ali fosse o único abrigo confiável, algo se mostra realmente fora da normalidade... no mundo! De um convívio forçado, o grupo reunido acaba em uma consequente situação de cumplicidade quando o sinal da TV é substituído por um alerta em rede. E quanto mais investigam, mais sentem uma degradação irreversível e crescente em suas relações, suas verdades e sua segurança.

Então, o que aparentemente era mais um filme de apocalipse, se configura assustadoramente como um inventário de dramas e medos contemporâneos. A lista de medos é crescente e não há quem esteja conectado as mídias modernas que não identifique um (ou dois, ou vários...) traumas da cultura moderna. Se a era digital trouxe alternativa nos modos de informação, trouxe junto o excesso de dados e a dispersão de verdades. E O Mundo Depois de Nós (tradução meio equivocada, diga-se) junta no mesmo balaio uma infinidade de desarranjos como a falência das tecnologias, a desconfiança nas estruturas governamentais, diversas teorias de conspiração (das mais simplórias às possíveis), instabilidade política, ataques terroristas, e em escala humana, a desinformação, a desconfiança, a individualização (como o personagem do sempre bom Kevin Bacon), e a incomunicabilidade por circunstâncias diversas. Em um conjunto ameaçadoramente caótico, a sequela emocional é a alienação, como faz a jovem Rose, alimentando-se do que não é alimento, trancando-se em sua bolha-bunker e entregando-se a felicidade artificial de sua série favorita.

Tecnicamente impecável e com uma direção em ciclos crescentes de surto emocional, O Mundo Depois de Nós é um retrato apavorante de um mundo em transição que ainda não vislumbrou para onde está sendo conduzido. 

• Melhor cena: "Não tem ninguém no comando..."
• Melhor efeito (técnico e dramático): a queda do avião!
• Melhor do melhor: Julia Roberts.
• Doeu em mim: o armário de bebidas trancado.
• Pistas menos declaradas com as camisetas "obey" e Nasa.
• Traumático: bombas entre os prédios!
• A gangue mais fofa da cidade: o bando de alces vindo avisar (ou ameaçar) os humanos.
• Menção honrosa: a trilha sonora modernista que acrescenta muito à instabilidade geral.

Expectativa 👿👿       Realidade 👿👿👿👿

O Mundo Depois de Nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário