10 de dezembro de 2023

Há Algo no Celeiro

There's Something in the Barn (Dinamarca, 2023)

Diret Magnus Martens
Com Martin Starr, Amrita Acharia, Townes Bunner, Kiran Shah, Zoe Winther-Hansen, Calle Hellevang Larsen, Eldar Vagan, Jeppe Beck Laursen, Marianne Jonger.

There's Something in the Barn

Se tratar bem o elfo do celeiro, ele será bom para você.

Tak Danmark. Simpática aventura de horror que compensa um monte de filmes preguiçosos a que somos submetidos constantemente. Simples de argumento, mas profissional em sua fluência e constante desprendimento humorado. Bill é o patriarca de uma família americana que herda, de um tio falecido, um chalé em uma cidadezinha na Dinamarca. No chalé tem um celeiro. No celeiro tem um duende. O duende não gosta de agitação e logo a presença da família, que não é muito funcional, vai desencadear a ira da pequena criatura, em plena véspera de Natal e festejos locais.

There's Something in the Barn poderia muito bem ser o Gremlins do pop moderno. O princípio é o mesmo, desde as regrinhas da lenda do duende, que não serão seguidas corretamente, até a estrutura enquanto filme: um terror leve, optando pela fantasia e humor mais do que o macabro ou violento. Ainda assim, sua opção pela anárquico abre caminho a uns bons momentos de pancadaria. Comparando-o a outras produções contemporâneas, There's Something in the Barn se destaca em sua simpatia e fluência despretensiosa. Até mesmo os clichês como as dificuldades que acabam por unir a família, ou os conflitos culturais ou ainda o personagem Tor que só serve a explicar as regras para situar o espectador, se encaixam adequadamente (ou ironicamente) em um conjunto fluente.

There's Something in the Barn

Em produção impecável e com uma fotografia atmosférica muito adequada o filme conta ainda com um elenco legal, mas nada irá superar os "gnomos de jardim" irritados querendo acabar com os malditos humanos. Entre altos, baixos e irregularidades, sobra como resumo: Há Algo no Celeiro não é grande coisa, mas é bem melhor que a média do que temos visto. 

• Hora de piada: mamãe tem a grande ideia de fazer uma festa comunitária... no celeiro!
• Hora de horror: o gnomo faz as estacas de gelo caírem sobre o Papai Noel.
• Melhor personagem: a policial desleixada.
• Sem noção: a família unida parte para a porradaria!
• Sufoco: a confraria de gnomos invadindo o chalé.
• Melhor piada: Tor e seu apelo edificante.
• Momento ternura: apesar de tudo, a amizade entre Lucas e o gnomo permanece.

Expectativa🎄🎄       Realidade🎄🎄🎄

There's Something in the Barn

Nenhum comentário:

Postar um comentário