23 de novembro de 2025

Hallow Road

Hallow Road (Irlanda, Reino Unido, 2024)

Diret Babak Anvari
Elenco Rosamund Pike, Matthew Rhys, Megan McDonnell.

Hallow Road






Drama dionisíaco. Na linha do cinema minimalista moderno, este é um dos filmes mais aflitivos e enigmáticos do fantástico contemporâneo. Concentra sua narrativa no casal confinado em um veículo em movimento (como Locke com Tom Hardy) e desenvolve uma trama envolvente e claustrofóbica. Depois que recebem uma ligação de Alice, sua filha adolescente, o casal Maddie e Frank precisam seguir em socorro dela. Alice se envolveu em um atropelamento em uma estrada floresta adentro e a instabilidade emocional de todos pode agravar a situação.

Hallow Road faz uma primorosa amarração emocional que imerge o espectador em sua trama, primeiro emocionalmente depois lançando dúvidas sobrenaturais à situação. O roteiro porém, não está preocupado com ansiedade do espectador e, também de forma minimalista, lança duas informações perturbadoras: a região florestal tem fama folclórica de ser habitada por entidades, e Alice constata horrorizada que a face da pessoa atropelada "está mudando"!!! Tudo em off, trazido apenas pelas vozes das personagens. Tudo na esperança de que o espectador possa fazer leituras bem além do mero pop de entretenimento... 

Hallow Road

O termo hallow pode significar adoração, devoção e até elevação, no contexto do filme, e assim o que haveria de sobrenatural pode (deve) ser lido por outras vias. As trevas, os atalhos, os semáforos vermelhos, pedem decifração a cada momento. E o aflitivo drama do trio é uma sessão de expiação conjunta, uma exposição de negligências e faltas que conduziram cada personagem àquela situação limite, à encruzilhada noturna e difusa de recalques e desvios comportamentais mal resolvidos. Ponto para o diretor que, dispensando aliens, espíritos e demônios, faz de seu drama dionisíaco uma macabra sessão de terapia, oscilante entre a razão e a emoção, que parte das personagens para se voltar a elas próprias em uma impiedosa viagem de revelação. 

• Nunca nada será mais mais apavorante do que matas noturnas sob a luz de faróis ou lanternas! 
• Revelação incômoda: a dupla central também faz as vozes do suspeito casal que interfere na situação, adicionando um signo extra à claustrofobia!
• O iraniano Babak Anvari vem compondo uma carreira interessante no horror e suspense. A conferir do homem: Wounds, Under the Shadow, I Came By.

Expectativa 🚙🚙         Realidade 🚙🚙🚙🚙

Hallow Road

Nenhum comentário:

Postar um comentário