24 de novembro de 2025

Night of the Reaper

Night of the Reaper (EUA, 2025)

Diretor Brandon Christensen
Elenco Jessica Clement, Ryan Robbins, Keegan Connor Tracy, Ben Cockell, Matty Finochio, Bryn Samuel, Summer Howell.

Night of the Reaper








Nostalgia sem saída. Mais um terror slasher de homenagem/referência aos anos 80, a começar pelo cartaz e trama central: babás aterrorizadas por um assassino mascarado. E ainda, a prática do home video, que o assassino usa para registrar sadicamente os últimos momentos de suas vítimas. Assim, o filme ainda emprega a fragmentação das telas de raio catódico e as imperfeições do registro magnético das fitas VHS como um tempero a mais (quem aqui passou horas limpando cabeçote de videocassete, levanta a mão).

O filme abre com a tensa situação de Emily em seu serviço de babá em uma sequência que sintetiza todo o gênero com o suspense, reviravoltas e conclusão (como em Pânico de Wes Craven). Segue-se a entrada de Deena, jovem estudante voltando a sua cidade e que assumirá serviços de babá na casa do xerife local, cuidando do pequeno Max. Deena, frágil e insegura pode ser a próxima na onda de ataques do assassino. Enquanto isso o xerife Rodney recebe pistas anônimas sobre os crimes. Mas Deena não é a final girl habitual e tem surpresas que servem de inventivas variantes no roteiro.

Night of the Reaper não é tão óbvio como se poderia supor, na linha dos fan-films, mas também não é tão bom quanto poderia. Tem seus probleminhas de condução, as reviravoltas ficam meio confusas na vontade de criar style, e parece que demora muito pra começar, mas quando engrena, suas surpresas são suficientemente divertidas no terço final. A virtude maior, como em toda produção contemporânea, é o acabamento visual. Se a onda de homenagens saudosas ao cinema B dos anos 80 permite uma boa margem de indulgência, ao menos o empenho fotográfico não fica comprometido na produção de agora. E Night of the Reaper mergulha o espectador em uma longa e sombria noite com detalhes incômodos, como os espaços vazios atrás dos personagens e enquadramentos que geram suspeitas remetendo a jumps clichê (que felizmente o diretor evita). O resultado é um suspense divertido que vai satisfazer qualquer maratonista de streaming.

• Pista sutil: no quarto de um dos suspeitos os cartazes de Robocop e Texas Chainsaw Massacre 2 remetem ao próprio confronto do filme: o super-cop contra o(s) assassino(s).
• Sonho de consumo: a casa retrô com varandas, portas de vidro decoradas, porão e sobrado, que tanto funcionam na construção climática do filme.  
• O diretor Christensen já tem uma considerável carreira na linha do terror-streaming moderno.

Expectativa 😈😈        Realidade 😈😈😈

Night of the Reaper



Nenhum comentário:

Postar um comentário